60 Minutos de Ciência

Que história se esconde debaixo dos nossos pés?

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

Estudar e analisar os pavimentos de uma cidade tão antiga quanto Lisboa permite-nos conhecer a história e evolução da cidade de Lisboa ao longo dos tempos. Na próxima sessão de 60 Minutos de Ciência terá a oportunidade de conhecer a história que se esconde nos pavimentos históricos de Lisboa e que mereceu a exposição "Debaixo dos nossos pés" em exibição no Torreão Poente até ao dia 24 de setembro de 2017. Desde a Pré-História até aos dias de hoje, ficaremos a conhecer os pavimentos interiores e exteriores do passado e a influência que tiveram nos que atualmente pisamos, passando pelos principais marcos históricos e tecnológicos que vieram a impulsionar o seu desenvolvimento.


Nota biográfica sobre Lídia Fernandes

Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, obtém o grau de Mestre em História de Arte, em 1997, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente realiza o Doutoramento na Universidade de Coimbra dedicado ao tema A adopção da ordem toscana e jónica na Lusitania romana e integra o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP - UC).

Desde 1989 que exerce a atividade de arqueóloga na Câmara Municipal de Lisboa sendo, desde 2010, coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano.

Possui múltiplos artigos publicados destacando-se os estudos sobre elementos arquitetónicos de época romana, ceramologia, arqueologia urbana e sobre diversos trabalhos arqueológicos realizados em Lisboa e no território nacional. Destacam-se os trabalhos publicados sobre o teatro romano.

Nos últimos anos e inserido no projeto de investigação sobre História dos Jogos em Portugal, no âmbito da FCT e atualmente no projeto VISLIS, ambos desenvolvidos pela Faculdade de Ciências da UL, tem-se debruçado ao levantamento em território nacional de jogos de tabuleiro gravados em pedra, sobre o qual tem publicado vários trabalhos, culminando com o livro Tabuleiros Tabuleiros de jogo inscritos na pedra - um roteiro lúdico português, apresentado em 2013.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30
Candidaturas ao Programa de Estágios de Verão FCUL

A Faculdade de Ciências vai implementar este ano, pela primeira vez, um programa de estágios de verão.

A iniciativa conta com a participação de vários membros da Faculdade de Ciências da ULisboa: Ana Cristina Figueiredo, José Barroso, Elsa Gonçalves e Catarina Leal.

Por Ana Cristina Reis (PhD student, cE3c).

Conferências CIUHCT "Um museu dos plásticos? Para quem?"

No âmbito do projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciê

Seminário Permanente de Astronomia Antiga - 21 junho 2018

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspectos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Gestão e Ecologia do Fogo: uma solução Contra os Incêndios?

O Fogo é apresentado nas suas vertentes menos conhecidas. As espécies florestais portuguesas e as suas adaptações ecológicas ao fogo. Será o Fogo uma surpresa para os nossos ecossistemas? O Pinheiro, o Eucalipto e o Sobreiro. O que conhecemos da sua ecologia?

The Workshop in Integrative Approaches in Neurodegeneration is organized in the frame of the FlySMALS consortium, funded by the 2013 JPND Transnational call for “European research projects for Cross-Disease Analysis of Pathways related to Neurodegenerative Diseases”, which come

A sessão final da mais recente edição da cadeira Projeto Empresarial terá lugar no dia 22 de junho.

Ângela Duarte Henriques apresenta o trabalho de projeto "Cash Back Program".

Logótipo da redeAGRO

As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Oficina Ciência e Império na Era da Descolonização

O Ciência e Império de 2017-2018 irá concluir com um dia inteiro de conferências e debates, no ICS. Para participar, inscreva-se através do e-mail cienciaimperio@gmail.com.

Por Angus Macintyre (Queen Mary, University of London) (Emeritus).

Por Aymeric Baradat (École Polytechnique, Paris).

Diogo Loureiro Caetano defende a dissertação "Linear stability for differential equations with infinite delay via semigroup theory".

Por Vinicius Bastazini (Post doctoral research fellow at CNRS Theoretical and Experimental Ecology Station, Moulis, France).

Encontro dirigido a profissionais e utilizadores de Estatística, académicos, investigadores e estudantes. 
 

Por Luisa Fiorot (Università degli Studi di Padova).

Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

A iniciativa procura debater os principais temas e desafios da agenda científica, estimulando a participação e a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.

Por Marco Masoero (Université Paris-Dauphine).

Verão na ULisboa 2018

A edição de 2018 da iniciativa Verão na ULisboa decorre nas semanas de 02 a 06 de julho (alunos do 10.º,11.º e 12.º ano) e de 9 a 13 de julho (alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano).

Escola de Verão de Energia

Imagina que era possível experimentar um curso universitário antes de concorreres ao ensino superior.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

The goal of this short course is to introduce the students to the main climate change research concepts and prepare them to use available information on scenarios, impacts and adaptation.

Specific goals include:

IMMR'18 - International Meeting on Marine Research 2018

The IMMR’18 is an international congress planned to communicate novel scientific knowledge on marine resources and research towards the sustainability of our planet.

Páginas