60 Minutos de Ciência

Que história se esconde debaixo dos nossos pés?

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

Estudar e analisar os pavimentos de uma cidade tão antiga quanto Lisboa permite-nos conhecer a história e evolução da cidade de Lisboa ao longo dos tempos. Na próxima sessão de 60 Minutos de Ciência terá a oportunidade de conhecer a história que se esconde nos pavimentos históricos de Lisboa e que mereceu a exposição "Debaixo dos nossos pés" em exibição no Torreão Poente até ao dia 24 de setembro de 2017. Desde a Pré-História até aos dias de hoje, ficaremos a conhecer os pavimentos interiores e exteriores do passado e a influência que tiveram nos que atualmente pisamos, passando pelos principais marcos históricos e tecnológicos que vieram a impulsionar o seu desenvolvimento.


Nota biográfica sobre Lídia Fernandes

Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, obtém o grau de Mestre em História de Arte, em 1997, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente realiza o Doutoramento na Universidade de Coimbra dedicado ao tema A adopção da ordem toscana e jónica na Lusitania romana e integra o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP - UC).

Desde 1989 que exerce a atividade de arqueóloga na Câmara Municipal de Lisboa sendo, desde 2010, coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano.

Possui múltiplos artigos publicados destacando-se os estudos sobre elementos arquitetónicos de época romana, ceramologia, arqueologia urbana e sobre diversos trabalhos arqueológicos realizados em Lisboa e no território nacional. Destacam-se os trabalhos publicados sobre o teatro romano.

Nos últimos anos e inserido no projeto de investigação sobre História dos Jogos em Portugal, no âmbito da FCT e atualmente no projeto VISLIS, ambos desenvolvidos pela Faculdade de Ciências da UL, tem-se debruçado ao levantamento em território nacional de jogos de tabuleiro gravados em pedra, sobre o qual tem publicado vários trabalhos, culminando com o livro Tabuleiros Tabuleiros de jogo inscritos na pedra - um roteiro lúdico português, apresentado em 2013.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

Inês Pinto Gouveia apresenta a dissertação "Non-intrusive Observation and Runtime Verification of Cyber-Physical Systems".

Por Alberto Saldaña (Karlsruher Institut für Technologie).

Esta palestra encerra o 5.º Encontro Nacional de Espectrometria de Massa e será aberta a quem desejar assistir.

Exposição comissariada pela investigadora Ana Duarte Rodrigues (CIUHCT) e que aborda o trabalho desenvolvido pelo pelouro dos Passeios, Jardins e Arvoredos da Câmara Municipal de Lisboa por volta de 1875, a p

Luis Miguel dos Santos Vilar Ferreira apresenta a dissertação "A multi-level model for risk assessment in SIEM".

Por Alexander Usvyatsov (Universidade de Lisboa, CMAF-CIO).

Circuito enquadrado no ambiente de montado que circunda a aldeia do Lousal.

Caminhe na natureza e abra as portas ao conhecimento científico que os monumentos megalíticos da região oferecem.

A cerimónia contará com as contribuições de José Artur Martinho Simões, Diretor da Faculdade de Ciências, Professora Maria Isabel Fraga Alves e Professor Luís Correia, bem como dos homenageados, Professora Ivette Gomes e Professor Helder Coelho.

O Desafio Societal 1 do Horizonte 2020 - “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” - conta com um orçamento 2.000 M€ para o financiamento de projetos na área da saúde entre 2018 e 2020.

Maria Alexandra Soares Gomes Cardoso de Oliveira apresenta a tese "Boulder deposits related to extreme marine events in the western coast of Portugal".

Por Jorge Buescu (Departamento de Matemática, FCUL).

As provas, requeridas por Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte, decorrem nos dias 28 e 29 de setembro de 2017.

Dedicada ao tema “SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, a Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Por Emílio Franco (Universidade do Porto).

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 02 de outubro de 2017.

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Adaptationism, i.e. the claim that natural selection provides a sufficient explanation for the evolution of most traits, pervades all aspects of biological thinking.

Por Franz Gatzweiler (Executive director of the 10-year global interdisciplinary research programme on “Health and Wellbeing in the Changing Urban Environment: a Systems Approach," created by the International Council for Science (ICSU), and sponsored by the Un

Por Artur Tiago Silva (CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

The European Symposium on Nanofluids (ESNf) will be a series of international conferences to be organized in Europe and the very first one (1st ESNf) will be held in Lisbon, Portugal during 8-10 October 2017.

Os ecossistemas fluviais portugueses são um património natural único, muito rico em espécies piscícolas endémicas, sendo também um recurso fundamental de água doce.

A conferência conta com a participação de Jorge Marques da Silva e Cristina Branquinho, da FCUL.

A iniciativa conta com a participação de Henrique Leitão (FCUL), decorrendo as expressões de interesse até 12 de maio de 2017.

For understanding Nature, modern science has turned to mathematical and physical models that dramatically simplified the complexity of natural phenomena and processes.

Páginas