60 Minutos de Ciência

Que história se esconde debaixo dos nossos pés?

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

Estudar e analisar os pavimentos de uma cidade tão antiga quanto Lisboa permite-nos conhecer a história e evolução da cidade de Lisboa ao longo dos tempos. Na próxima sessão de 60 Minutos de Ciência terá a oportunidade de conhecer a história que se esconde nos pavimentos históricos de Lisboa e que mereceu a exposição "Debaixo dos nossos pés" em exibição no Torreão Poente até ao dia 24 de setembro de 2017. Desde a Pré-História até aos dias de hoje, ficaremos a conhecer os pavimentos interiores e exteriores do passado e a influência que tiveram nos que atualmente pisamos, passando pelos principais marcos históricos e tecnológicos que vieram a impulsionar o seu desenvolvimento.


Nota biográfica sobre Lídia Fernandes

Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, obtém o grau de Mestre em História de Arte, em 1997, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente realiza o Doutoramento na Universidade de Coimbra dedicado ao tema A adopção da ordem toscana e jónica na Lusitania romana e integra o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP - UC).

Desde 1989 que exerce a atividade de arqueóloga na Câmara Municipal de Lisboa sendo, desde 2010, coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano.

Possui múltiplos artigos publicados destacando-se os estudos sobre elementos arquitetónicos de época romana, ceramologia, arqueologia urbana e sobre diversos trabalhos arqueológicos realizados em Lisboa e no território nacional. Destacam-se os trabalhos publicados sobre o teatro romano.

Nos últimos anos e inserido no projeto de investigação sobre História dos Jogos em Portugal, no âmbito da FCT e atualmente no projeto VISLIS, ambos desenvolvidos pela Faculdade de Ciências da UL, tem-se debruçado ao levantamento em território nacional de jogos de tabuleiro gravados em pedra, sobre o qual tem publicado vários trabalhos, culminando com o livro Tabuleiros Tabuleiros de jogo inscritos na pedra - um roteiro lúdico português, apresentado em 2013.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30
Representação do Edifício C8 de Ciências ULisboa

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Diogo Pinto (Department of Physics, University of Oxford, UK).

Título/data/local do evento e fotografia de escadas rolantes

Conferência da redeMOV, por Francisco Coelho Plácido.

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Josh Klein (University of Pennsylvania).

Seminário de Lógica Matemática, por Imme van den Berg (CIMA, University of Évora).

Colóquio de Matemática, por Ana Rita Pires (University of Edinburgh).

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Física de altas energias

workshop é destinado a estudantes e investigadores em inicio de carreira que tenham interesse na aplicação de técnicas de machine learning à física de altas energias, com especial referência às experiências do LHC no CERN.

Logótipo da Unite! e fotografia de três estudantes

2nd Unite!-Ed Future Conference - please register by 07 March.

A Academia das Ciências de Lisboa e o Seminário de Jovens Cientistas celebram a Matemática no panorama científico nacional e em sua relação com a sociedade.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrerem em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Cardume

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Ana Machado (IPMA, Lisboa, Portugal).

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa celebra o segundo aniversário da Horta Solar, um projeto pioneiro que alia a produção de alimentos à geração de energia limpa.

Representação de folhas de árvores

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Logótipo C-Academy

2.ª edição do curso, com candidaturas até 17 de março.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Candidaturas até 06 de março.

Título/data/local do evento e representação de floresta

Esta é a altura certa para fazer os últimos preparativos para uma agrofloresta viçosa e produtiva que nos dará fruta, biodiversidade e sombra nos meses mais quentes.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Logótipo da Semana da Sustentabilidade

O foco da da SDS’25 é abrir espaço à reflexão sobre como as nossas ações, hoje, poderão influenciar o amanhã, sendo, assim, o lema desta Edição “Pelo Futuro, o Amanhã começa Hoje“.

Fotografia de criança a observar plantas com uma lupa

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

Páginas