60 Minutos de Ciência

Que história se esconde debaixo dos nossos pés?

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

Estudar e analisar os pavimentos de uma cidade tão antiga quanto Lisboa permite-nos conhecer a história e evolução da cidade de Lisboa ao longo dos tempos. Na próxima sessão de 60 Minutos de Ciência terá a oportunidade de conhecer a história que se esconde nos pavimentos históricos de Lisboa e que mereceu a exposição "Debaixo dos nossos pés" em exibição no Torreão Poente até ao dia 24 de setembro de 2017. Desde a Pré-História até aos dias de hoje, ficaremos a conhecer os pavimentos interiores e exteriores do passado e a influência que tiveram nos que atualmente pisamos, passando pelos principais marcos históricos e tecnológicos que vieram a impulsionar o seu desenvolvimento.


Nota biográfica sobre Lídia Fernandes

Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, obtém o grau de Mestre em História de Arte, em 1997, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente realiza o Doutoramento na Universidade de Coimbra dedicado ao tema A adopção da ordem toscana e jónica na Lusitania romana e integra o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP - UC).

Desde 1989 que exerce a atividade de arqueóloga na Câmara Municipal de Lisboa sendo, desde 2010, coordenadora do Museu de Lisboa - Teatro Romano.

Possui múltiplos artigos publicados destacando-se os estudos sobre elementos arquitetónicos de época romana, ceramologia, arqueologia urbana e sobre diversos trabalhos arqueológicos realizados em Lisboa e no território nacional. Destacam-se os trabalhos publicados sobre o teatro romano.

Nos últimos anos e inserido no projeto de investigação sobre História dos Jogos em Portugal, no âmbito da FCT e atualmente no projeto VISLIS, ambos desenvolvidos pela Faculdade de Ciências da UL, tem-se debruçado ao levantamento em território nacional de jogos de tabuleiro gravados em pedra, sobre o qual tem publicado vários trabalhos, culminando com o livro Tabuleiros Tabuleiros de jogo inscritos na pedra - um roteiro lúdico português, apresentado em 2013.


2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

Pedro Miguel Martins Assis defende a dissertação "Desenvolvimento de uma Solução de Business Intelligence".

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes universitários

Tipo de Evento Tertúlias/Café de Ciência

Público Alvo Público em Geral

Emanuele Frittaion
CMAFCIO, Universidade de Lisboa

Tipo de Evento Workshop

Público Alvo Professores

A Springer Protocols é a maior base de dados de métodos experimentais para as Ciências da Vida. Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais.

João José Maia Martinsdefende a tese "Métodos eficientes de simulação e otimização em problemas de segurança portuária".

Tipo de Evento Workshop

Público Alvo Público em Geral

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Alvo Público em Geral

Miguel Cortes Rodrigues defende o trabalho de projeto "Fatores determinantes do rating soberano português".

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Público em Geral

Fábio Alexandre Canada Ferreiradefende a dissertação "Automatic Tests Generation for Restful Apis".

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Por Tiago Campante (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

Pedro Alexandre Reis de Sá Costa defende a tese "Dependable mapreduce in a Cloud-of-Clouds".

Vera Alexandra Fernandes Colaço defende a dissertação "Evaluation of left Ventricle Strains by applying SPAMM cardiac MRI techniques".

Ana Seabra Gomes Domingosdefende a dissertação "Bringing portal dosimetry for radiotherapy into the clinic".

HiTech is a training Program that supports researchers’ translating cutting-edge technology and scientific discoveries into business opportunities.

Por Liliana Apolinário (LIP).

Por Tom Reynkens (Research Centre Insurance – Leuven - Belgium).

Arthur Freitas Vieiradefende a dissertação "Desenho e Conceção de um Microscópio de Força Atómica".

Tatiana Cristina Soares Garção defende a dissertação "Avaliação empírica do risco de mercado: Estimação do Value-at-risk pela teoria dos valores extremos".

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Páginas