Mathematical Cultures Seminar

Changing approaches to equations in Cardano’s works

Proportions, shapes, substitutions

Videoconferência

Por Sara Confalonieri (HPS, Université Paris Cité & SPHERE, CNRS).

Transmissão via Zoom (password: MC2022).

Cartaz do evento

In recent studies ‘mathematical culture’ has been referred to with increasing frequency. However, the attempts to characterize a notion of mathematical culture have shown that it is difficult to find a notion that proves of general validity, or that enjoys general acceptance. Simultaneously, they show that scholars now agree to analyze mathematical knowledge, as a social product, in connection to the context(s) in which it is produced, expressed, used and transmitted. In this cycle of seminars we shall not adopt one notion of mathematical culture from the start. Rather, we propose to look at three pivotal dimensions to provide a framework for such a notion: the intellectual, the formal and the social dimensions. We see these three dimensions as multifaceted and intertwined when we examine the way in which mathematics unfolds (diachronically and synchronically). Using different case studies, the seminars will discuss their dynamic relations.

14h00-16h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / CIUHCT - Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.