Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano"

A influência da ética e da justiça alimentar na cidade

Auditório do CIUL, Lisboa

A 6.ª e última sessão do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano que o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) organiza em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), abordará o tema “A influência da ética e da justiça alimentar na cidade” e contará com intervenções de Hunter Halder (Re-Food), Jorge Cancela (FA-ULisboa) e Rute Saraiva (FD-ULisboa).

Nas cidades observa-se transversalmente um fenómeno paradoxal de massificação das opções alimentares e, em simultâneo, de incremento de comida personalizada, situação que traduz problemas de coesão social e de justiça alimentar e que levanta sérias questões em termos éticos, particularmente num contexto de desenvolvimento sustentado e de estratificação social e económica evidente. Importa, assim, refletir sobre as escolhas e o papel do consumidor na cadeia de oferta de produtos alimentares, novas relações entre a produção e o consumo, em particular na sua relação com o ordenamento do território e as potencialidades da agricultura urbana e periurbana.

A influência da ética e da justiça alimentar na cidade

Inscrições: Entrada livre, mediante registo prévio (e-mail para ciul@cm-lisboa.pt).

Inscreva-se também na Visita ao Sistema Alimentar de Lisboa, que encerra o ciclo de seminários no dia 19 de junho (09h00-17h30). Os participantes serão recebidos no Mercado de Alvalade, nas hortas da Associação para a Valorização da Alta de Lisboa (AVAAL) e no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). Inscrições até 14 de junho (e-mail para ciul@cm-lisboa.pt).

Logótipo da redeAGRO

As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta.

Ângela Duarte Henriques apresenta o trabalho de projeto "Cash Back Program".

A sessão final da mais recente edição da cadeira Projeto Empresarial terá lugar no dia 22 de junho.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Oficina Ciência e Império na Era da Descolonização

O Ciência e Império de 2017-2018 irá concluir com um dia inteiro de conferências e debates, no ICS. Para participar, inscreva-se através do e-mail cienciaimperio@gmail.com.

Por Angus Macintyre (Queen Mary, University of London) (Emeritus).

Por Aymeric Baradat (École Polytechnique, Paris).

Diogo Loureiro Caetano defende a dissertação "Linear stability for differential equations with infinite delay via semigroup theory".

Por Vinicius Bastazini (Post doctoral research fellow at CNRS Theoretical and Experimental Ecology Station, Moulis, France).

Encontro dirigido a profissionais e utilizadores de Estatística, académicos, investigadores e estudantes.

Por Luisa Fiorot (Università degli Studi di Padova).

Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

A iniciativa procura debater os principais temas e desafios da agenda científica, estimulando a participação e a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.

Escola de Verão de Energia

Imagina que era possível experimentar um curso universitário antes de concorreres ao ensino superior.

Verão na ULisboa 2018

A edição de 2018 da iniciativa Verão na ULisboa decorre nas semanas de 02 a 06 de julho (alunos do 10.º,11.º e 12.º ano) e de 9 a 13 de julho (alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano).

Por Marco Masoero (Université Paris-Dauphine).

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

The goal of this short course is to introduce the students to the main climate change research concepts and prepare them to use available information on scenarios, impacts and adaptation.

Specific goals include:

Rui Pedro Gonçalves de Deus defende a tese "Estimating the Efficacy of Mass Rescue Operations in Ocean Areas with Vehicle Routing Models and Heuristics".

IMMR'18 - International Meeting on Marine Research 2018

The IMMR’18 is an international congress planned to communicate novel scientific knowledge on marine resources and research towards the sustainability of our planet.

Com a realização deste evento, pretende-se criar um ponto de encontro onde os primatólogos portugueses e/ou lusófonos possam trocar conhecimentos e contactos, e também criar um veículo de comunicação em português entre cientistas e cidadãos.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

The Lichens course is a 4 days lectures and lab classes + one day field excursion.

Hands-on Workshop on High-Throughput Microscopy

Participants will learn the basic principles of High-Throughput Microscopy (HTM) applied to RNAi and drug screening.

This joint conference will be organized by SPQ (Sociedade Portuguesa de Química) in collaboration with SEQA (Sociedad Española de Química Analítica), SEDOPTICA (Comité de Espectroscopia de la Sociedad Española de Óptica) and SEA (Sociedad de Espectroscopia Aplicada).

Frontiers in E3: cE3c Annual Meeting

In this annual event, cE3c researchers gather together to present and discuss their latest projects, scientific results and outreach initiatives, and explore novel ideas.