Estratégia solar para a cidade de Lisboa

Sala 8.2.47, FCUL, Lisboa

Por Sara Freitas (Lisboa E-Nova).

Lisboa Cidade Solar® é a estratégia solar de Lisboa e parte integrante no Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima (SECAP), aprovado pelo município em Junho de 2018. A estratégia Lisboa Cidade Solar® tem os seguintes objetivos chave: (i) em 2021, uma capacidade total fotovoltaica de 8 MW instalada em edifícios; (ii) em 2021, uma central fotovoltaica de 2 MW, destinada à alimentação das frotas de autocarros elétricos e de veículos elétricos afetos à gestão de resíduos no município; (iii) em 2030, uma capacidade total de 103 MW em sistemas fotovoltaicos na cidade.

A Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa - irá lançar, em 2019, a Plataforma Solar de Lisboa: SOLIS. Esta plataforma pretende promover a aceitação e instalação em larga escala de sistemas fotovoltaicos na cidade, com vista à criação de uma comunidade solar inclusiva e à concretização dos objetivos inerentes à estratégia solar de Lisboa. Através de um grafismo apelativo e dados de fácil compreensão, SOLIS irá disponibilizar tanto a cidadãos como às autoridades locais, investidores e empresas, três mapas distintos com três níveis de detalhe diferentes: à escala da cidade, da freguesia e do edifício. Esses mapas são: (a) radiação que tipicamente chega aos telhados na cidade, com base em cartografia atualizada; (b) potencial de geração de eletricidade solar, com a funcionalidade de estimar taxas de auto-consumo baseadas num perfil de ocupação; (c) localização de instalações fotovoltaicas existentes na cidade e a sua evolução no tempo.

Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia
Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Os mecanismos e modelos árabes em Copérnico"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Paulo Crawford (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

Por Marco Ferrante (Postdoctoral scholar, Mitrani Department of Desert Ecology, Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, Ben-Gurion University of the Negev, Midreshet Ben-Gurion, Israel).

Videoconferência.

Por Nuno Leite (Esri Portugal).

Planeia o teu futuro com o Mestrado em Química da FCUL!

Programa do evento disponível aqui.

Jornadas do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, a decorrerem nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio de 2019.

João Filipe Delgado dos Santos defende a tese "Regulation of CFTR trafficking and membrane anchoring: new insights into cAMP signalling".

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas", patente ao público em Ciências entre outubro de 2016 e março de 2017

Sessão com a presença de coordenadores de curso e mestrandos.

Por Mark Kirkpatrick (Professor of the Department of Integrative Biology, College of Natural Sciences, The University of Texas at Austin).

Apresentação dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação do Departamento de Informática

Esta sessão tem como objetivo discutir as motivações e perspetivas associadas com a realização de um mestrado ou uma pós-graduação, apresentar a estrutura dos cursos e as disciplinas que estes envolvem e esclarecer as dúvidas que os potenciais interessados coloquem.

Curso organizado no âmbito do mestrado em Bioestatística, com o apoio do Departamento de Estatística e Investigação Operacional e do CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa.

Conferência no âmbito do projeto MEDEA-CHART | CIUHCT "Johann Schöner’s Globe of 1523: The Final Resolution of the Crisis in Renaissance Cosmography"

Com Gregory McIntosh (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Esta palestra é de entrada livre e será proferida em inglês.

O evento pretende incentivar os alunos de Ciências a conhecer, de uma forma informal, ​a investigação que se realiza no DQB.

Noites no Observatório "Buracos Negros: Novos Horizontes"

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.

Por Klaus Harms e João A. Gama (“The Arctic University of Norway", Tromsø, Norway).

Por Nuno Sepúlveda (London School of Hygiene & Tropical Medicine & CEAUL).

Filipa Isabel Martins Borlinhas defende a tese "Diffusion-Weighted Imaging in Breast Magnetic Resonance".

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

In preparation for the new decade, society urgently needs to implement actions that can make us more resilient to the challenges of the 21st century.

Plastics Heritage Congress 2019

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

Inclui três palestras e uma mostra do espólio da Sociedade de Geografia de Lisboa relacionada com a efeméride.

Por Saskia Hogenhout (John Innes Centre - Norwich, UK).