Por Carina Silva (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa).
A metodologia Receiver Operating Characteristic (ROC) baseia-se na Teoria de Deteção de Sinais, desenvolvida durante a 2.ª Guerra Mundial, com o objetivo de analisar imagens de radares. O conceito de Receiver Operating Characteristic Curves foi introduzido na medicina por Lusted nos finais da década de 70. Nesta década assistiu-se a um desenvolvimento significativo na metodologia estatística em relação a diagnósticos médicos. Esta tendência tem a ver com o aumento do número de investigadores médicos que também possuem conhecimentos quantitativos.
A aplicação da metodologia ROC na saúde tem particular interesse, uma vez que diagnósticos precoces, precisos e exatos podem fazer decrescer rácios de mortalidade e morbilidade. Nos últimos anos a introdução de novos testes de diagnóstico tem vindo a crescer muito rapidamente, e a necessidade de analisar a capacidade discriminativa destes testes é muito importante; um falso diagnóstico implica inapropriadas ou desnecessárias ações terapêuticas, que resultam em elevados custos financeiros e emocionais, o que faz do diagnóstico um dos mais importantes atos na medicina.
Neste seminário pretende-se abordar os conceitos fundamentais da metodologia ROC e apresentar aplicações na área das tecnologias em saúde.