Seminário

Importantes aspectos de sistemas complexos através de modelos matemáticos simples

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

Speaker: Marcos Gomes Eleuterio da Luz (Universidade Federal do Paraná, Brasil).

Abstract: A simbiose entre física e matemática é histórica, uma sempre impulsionando a outra. Considere por exemplo a idéia de complexidade, que permeia a mais diferente gama de fenômenos naturais, de sinapses no cérebro, passando por dinâmica de espécies, transporte em materiais orgânicos desordenados, até hidrodinâmica e comportamento atmosférico. Existem diferentes aspectos de sistemas complexos (SC) que ainda precisam ser entendidos e que aparentemente necessitariam de um ferramental matemático sofisticado para analisá-los. No entanto, de forma surpreendente, certos conceitos matemáticos muito simples são suficientes para caracterizar muitas das propriedades de SC. Neste colóquio, iremos exemplificar três destas particularidades. (1) Como criticalidade auto-organizada (SOC em inglês) pode surgir em um problema matemático aberto por 80 anos, a conjectura de Collatz. (2) Como uma simples equação diferencial de primeira ordem pode descrever a aparentemente intratável dinâmica transiente de um sistema fora de equilíbrio. Finalmente, (3) o que caminhadas aleatórias (random walks) e fenômenos críticos tem a ver com uma simples questão topológica, o número de sub-grafos que podem ser construídos a partir de um grafo regular?

Short bio:
Graduacao em Fisica pela UFPR 1991
Doutor em Fisica pela Unicamp 1995
Pos-docs: Harvard 1995-1997, UFPR 1997-1998
Prof. Titular na UFPR, desde 2014

Departamento de Física

Beatriz Teixeira Lopes defende a dissertação "Estudo do Metabolismo de Catinonas Psicoativas".

Membros do Júri:

Catarina Isabel Nogueira Ribeiro defende a dissertação "Obesity genetic risk score".

Orientação: Lisete Ribeiro de Sousa, Miguel Brito (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa).

Speaker: Wesley Chun (Google).

Por Mário Edmundo (FCUL e CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e dia)

Iniciativa a decorrer nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 09h00 às 18h00.

Os fundos revertem a favor de alunos e funcionários da Faculdade, com dificuldades financeiras.

Heloísa Gabriela de Castro Vasconcelos Gonçalves Galante defende a dissertação "Resilience: statistical study of psychosocial and biological predictors at the workplace".

Teresa Ventura Vale Fernandes Dias defende a dissertação "Study of non-conventional Aspergilli and Penicillia Ochratoxin A producers".

Por Adelaide Freitas (Departamento de Matemática & CIDMA - Universidade de Aveiro).

Por Clément Cancès (Inria Lille - Nord Europe).

Por Ivo Sousa-Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Imagem ilustrativa dos Seminários Ciência e Império, sobre um fundo branco

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Esta palestra tem por objetivo a preparação para as várias etapas de um processo de seleção profissional: a elaboração do CV, a carta de motivação e a entrevista de emprego. Enfatiza aspetos do que deve conhecer sobre si próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora e local)

Gostarias de saber como te podes candidatar a estágios ou a uma carreira nas Instituições e Agências da União Europeia? No próximo dia 11 de dezembro, entre as 18h e as 19h horas irá realizar-se uma Sessão sobre as Carreiras na UE!

Maria Inês Castanheira Rolo defende a dissertação "Transfer value: Cálculo para um indivíduo do Reino Unido".

Por Emílio Franco (IST).

Por Angelo Aliano Filho (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Imagem ilustrativa do evento

The FCT AWESOME - Awareness While Experiencing and Surfing On Movies through Emotions - project aims to investigate the emotional dimension of movies, to provide support for the classification, access, navigation and visualization of movie collections, not only

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

As of 1 October 2019, EIT Health has opened its call for proposed activities to be included in the Business Plan 2021.

Speakers: Pedro Garcia (CENTRA/FCUL) & João Silvestre (CENTRA/IST).

Por Daniel Galaviz (FCUL/LIP).

Imagem ilustrativa do evento (mapa antigo)

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.