Quintas do MARE

Padrões globais da biodiversidade marinha e o potencial impacto das alterações climáticas

Transmissão através de Videoconferência

Por: Joana Portugal (MARE-UÉvora)

As espécies marinhas são altamente suscetíveis às alterações climáticas, como demonstrado em numerosos estudos. Porém muitos desses estudos focam-se num número reduzido de espécies ou numa determinada área geográfica (local ou regional). Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo investigar os padrões globais de biodiversidade marinha e projetar como estes poderão estar modificados no final do século. Este trabalho constitui a primeira abordagem macroecológica que investiga, numa escala global, os impactos das alterações climáticas em taxa marinhos com alto interesse económico, como lagostas (125 espécies), cefalópodes (161 espécies) e pequenos peixes pelágicos (103 espécies). Os padrões globais de biodiversidade marinha para todos os taxa analisados mostram maior riqueza na zona dos trópicos e menor número de espécies nas maiores latitudes. No entanto, estes padrões podem sofrer modificações significativas até ao final do século verificando-se uma tendência generalizada das espécies migrarem para latitudes maiores de forma a encontrarem refúgio em áreas com boa adequação ambiental. Os modelos usados nesta tese (modelos de nicho ecológico) projetam alterações significativas na distribuição das espécies analisadas, com impactos profundos na riqueza e abundância em áreas vitais para a saúde dos oceanos e para as pescas, a longo prazo. Esta dissertação representa um contributo importante para o conhecimento dos padrões globais da biodiversidade nos oceanos futuros. Servindo os seus resultados para orientar estudos pormenorizados em áreas de risco elevado ou com espécies mais vulneráveis e informar a tomada de decisões com vista a proteção de espécies marinhas com elevado valor económico e ambiental. Contudo, atendendo aos efeitos das alterações climáticas já sentidos nos oceanos, é crucial avaliar a capacidade de adaptação destas espécies e encontrar modelos híbridos que melhor nos permitam orientar medidas de gestão e conservação futuras.

Transmissão em direto

14h00
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Páginas