A 4.ª Sessão do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano que o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) organiza em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), abordará o tema “Os circuitos curtos agroalimentares, o direito à alimentação e as redes cidadãs” e contará com intervenções de Isabel Rodrigo (ISA-ULisboa), Maria João Estorninho (FD/ULisboa) e Maria José Ilhéu (RRN).
A importância atribuída pela Comissão Europeia à expansão dos circuitos curtos agroalimentares (CCA) encontra-se refletida no Programa de Desenvolvimento Rural para o Continente português relativo ao período 2014-2020 (PDR 2020). Contudo, há ainda muitas questões que necessitam de ser incorporadas e resolvidas pela agenda política nacional, nomeadamente: (i) implementar, no âmbito dos contratos públicos para, uma política comum para o abastecimento alimentar da restauração coletiva pública provenientes de CCA, ii) apoiar os produtores agrícolas e o emprego local, (iii) definir os instrumentos de política a implementar para facilitar o acesso a produtos comercializados em CCA ou (iv) compatibilizar muita da atual regulamentação às especificidades dos CCA.
Este Ciclo reúne, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente é abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.
Inscrições: Entrada livre, mediante registo prévio (e-mail para ciul@cm-lisboa.pt - limitado à capacidade da sala).