Formação de Comunicação em Ciência(s)

Comunicar Ciência Clara

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, oradora, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Cristina Nobre Soares.

Inscrição no valor de €10 para investigadores e docentes de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

Comunicar ciência para fora do meio científico não é uma tarefa fácil: a linguagem usada “entre pares” é difícil de perceber e a falta de um fio narrativo pode tornar os temas muito pouco interessantes. Assim, facilmente se pede a oportunidade de passar “aquela” mensagem fundamental para todos, especialmente numa “era de desinformação”. Comunicar ciência de forma clara e acessível pode ser o caminho que nos leva a uma ciência para todos.

Este workshop tem como objetivo abordar a linguagem como ferramenta fundamental para uma comunicação de ciência mais clara e acessível e fornecer técnicas narrativas para uma comunicação de ciência mais eficaz e empática.

Programa:

  • Linguagem científica, público em geral e o mito do “sempre se fez assim”;
  • Linguagem clara na comunicação de ciência;
  • O fio narrativo: o verdadeiro fio de Ariadne;
  • Como contar uma história em ciência;
  • Exercícios e discussão (Perguntas & Respostas).

Biografia:

Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação clara de ciência.

Com formação em Engenharia Florestal, trabalhou no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, deu aulas de cartografia e deteção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à linguagem, depois da sua colaboração com a empresa Português Claro.

Entre as várias empresas e instituições às quais tem levado o curso formação em comunicação clara de ciência, destacam-se: Instituto Superior de Agronomia, Mare - Universidade de Coimbra, MED - Universidade de Évora, Universidade da Madeira, Instituto de Telecomunicações (IST), Instituto Politécnico Leiria, INSA - Ricardo Jorge, Montis, FSC- Portugal, APAI, entre outras.

14h00-19h00
Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências

Workshop promovido pelo GAPsi - Gabinete de Apoio Psicopedagógico.

Talks @DI, por Marcelo Inuzuka e Ruan Rodrigues.

Mathematical Logic Webinar, por Paulo Santos (Universidade Nova de Lisboa - CMA).

Logótipo do projeto

Bioecosys brings together expertise and experience in forest ecosystem management and economics to communicate recent findings and to accelerate the transfer of knowledge and best practices to stakeholders and forest actors.

"Desenvolvimento da Organocatálise Assimétrica", por Amélia Pilar Reuter.

Seminário no âmbito da Unidade Curricular de Introdução aos Recursos Naturais Vegetais, por Jorge Faria (INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária / MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento).

Sessão de apresentação do livro coordenado por José Almeida Silva (IDL / Ciências ULisboa).

Imagem alusiva ao evento

This Workshop will gather specialists in the field of Combinatorial Optimization, from several countries, to present and discuss recent research work around this subject. Luís Gouveia, coordinator of CMAFcIO and José Rui Figueira, president of CEG-IST will present the Opening Session.

Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, oradora, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Cristina Nobre Soares.

Imagem ilustrativa do concerto de natal

Concerto de Natal | Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Conversa com Galopim de Carvalho.

Workshop promovido pelo GAPsi - Gabinete de Apoio Psicopedagógico.

Imagem alusiva ao evento

The training program will provide industry and academia the technological and scientific pathways required for deployment of sustainable cost-effective large scale energy storage and conversion powered by renewable energies.

"Desenvolvimento da Organocatálise Assimétrica", por Amélia Pilar Reuter.

Logótipo dos Prémios, sobre um fundo azul escuro

Candidaturas a decorrer até 15 de dezembro de 2021.

Logótipo do ENBE XVII, sobre um fundo branco

This meeting is a forum for scientists of all academic levels, (from master to principal investigators), to present their work and discuss, fostering new ideas and collaborations. We invite researchers from all over the world to participate and submit their work.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Céline Paillette (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne).

Desde o início de 2020 que somos bombardeados, através da comunicação social, com informações sobre o novo coronavírus humano - SARS-CoV-2 - que provoca a síndrome respiratória aguda grave. Nunca se comunicou tanto, em tempo real, um tema científico, mas será que já vimos todas as nossas perguntas sobre este tema respondidas?

Pormenor de mapa do continente europeu

Candidaturas online de 01 a 31 de dezembro de 2021.

At the end of this course, participants will be able to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics.

The course SoilEco aims at introducing attendants to an updated state of the art of diversity of the soil biota and the functional roles played by soil organisms in key ecological processes.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Understanding plant water relations at several scales under climate change is the theme of the XV Portuguese-Spanish Water relations Symposium: “Water relations under climate change: from genes to ecosystem”.

In this course, we promote a multidisciplinary approach presenting the most recent findings on the topic and challenging the traditional way of considering symbiotic associations as exceptions and not as the rule.

The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

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