Formação de Comunicação em Ciência(s)

Comunicar Ciência Clara

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, oradora, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Cristina Nobre Soares.

Inscrição no valor de €10 para investigadores e docentes de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

Comunicar ciência para fora do meio científico não é uma tarefa fácil: a linguagem usada “entre pares” é difícil de perceber e a falta de um fio narrativo pode tornar os temas muito pouco interessantes. Assim, facilmente se pede a oportunidade de passar “aquela” mensagem fundamental para todos, especialmente numa “era de desinformação”. Comunicar ciência de forma clara e acessível pode ser o caminho que nos leva a uma ciência para todos.

Este workshop tem como objetivo abordar a linguagem como ferramenta fundamental para uma comunicação de ciência mais clara e acessível e fornecer técnicas narrativas para uma comunicação de ciência mais eficaz e empática.

Programa:

• Linguagem científica, público em geral e o mito do “sempre se fez assim”;
  • Linguagem clara na comunicação de ciência;
  • O fio narrativo: o verdadeiro fio de Ariadne;
  • Como contar uma história em ciência;
  • Exercícios e discussão (Perguntas & Respostas).

Biografia:

Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação clara de ciência.

Com formação em Engenharia Florestal, trabalhou no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, deu aulas de cartografia e deteção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à linguagem, depois da sua colaboração com a empresa Português Claro.

Entre as várias empresas e instituições às quais tem levado o curso formação em comunicação clara de ciência, destacam-se: Instituto Superior de Agronomia, Mare - Universidade de Coimbra, MED - Universidade de Évora, Universidade da Madeira, Instituto de Telecomunicações (IST), Instituto Politécnico Leiria, INSA - Ricardo Jorge, Montis, FSC- Portugal, APAI, entre outras.

Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.