Formação de Comunicação em Ciência(s)

Comunicar Ciência Clara

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, oradora, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Cristina Nobre Soares.

Inscrição no valor de €10 para investigadores e docentes de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

Comunicar ciência para fora do meio científico não é uma tarefa fácil: a linguagem usada “entre pares” é difícil de perceber e a falta de um fio narrativo pode tornar os temas muito pouco interessantes. Assim, facilmente se pede a oportunidade de passar “aquela” mensagem fundamental para todos, especialmente numa “era de desinformação”. Comunicar ciência de forma clara e acessível pode ser o caminho que nos leva a uma ciência para todos.

Este workshop tem como objetivo abordar a linguagem como ferramenta fundamental para uma comunicação de ciência mais clara e acessível e fornecer técnicas narrativas para uma comunicação de ciência mais eficaz e empática.

Programa:

  • Linguagem científica, público em geral e o mito do “sempre se fez assim”;
  • Linguagem clara na comunicação de ciência;
  • O fio narrativo: o verdadeiro fio de Ariadne;
  • Como contar uma história em ciência;
  • Exercícios e discussão (Perguntas & Respostas).

Biografia:

Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação clara de ciência.

Com formação em Engenharia Florestal, trabalhou no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, deu aulas de cartografia e deteção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à linguagem, depois da sua colaboração com a empresa Português Claro.

Entre as várias empresas e instituições às quais tem levado o curso formação em comunicação clara de ciência, destacam-se: Instituto Superior de Agronomia, Mare - Universidade de Coimbra, MED - Universidade de Évora, Universidade da Madeira, Instituto de Telecomunicações (IST), Instituto Politécnico Leiria, INSA - Ricardo Jorge, Montis, FSC- Portugal, APAI, entre outras.

14h00-19h00
Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências
Título do evento

A collaborative initiative supported by five Portuguese research centers, aimed at strengthening and connecting the geometry research community in Portugal.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Carlos Andreu (University of Valencia, Spain).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Fernando Parente (FCUL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por André Moitinho (LIP).

RSS Meetup, por Rodrigo Bruno (IST, ULisboa).

Uma palestra sobre o estudo e exploração das grutas e a sua relação com outras ciências, entre as quais a Arqueologia, a Biologia, a Química, a Física, entre outras.

Equipa da Raiz Vertical Farms

Uma Experiência Única sobre Agricultura Urbana e Energia Renovável.

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Amidou Sorgho (Instituto de Astrofísica de Andalucía - IAA-CSIC, Spain).

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Skapinakis (Universität Tübingen / NOVA FCT).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Agatha Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil).

Título/data/local do evento e representação de ser humano

Workshop de Medicina Nuclear, organizado pelo Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artur Ferreira (Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ISEL, Portugal).

Título/data/local do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Louise Serpell (Sussex Neuroscience, School of Life Sciences, University of Sussex).

Título da exposição e composição de duas fotografias (água e incêndio)

As 80 fotografias que compõem a exposição revelam a mestria técnica dos seus autores, mas não só: foram registadas em momentos completamente inóspitos.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Páginas