Formação de Comunicação em Ciência(s)

Comunicar Ciência Clara

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, oradora, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Cristina Nobre Soares.

Inscrição no valor de €10 para investigadores e docentes de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

Comunicar ciência para fora do meio científico não é uma tarefa fácil: a linguagem usada “entre pares” é difícil de perceber e a falta de um fio narrativo pode tornar os temas muito pouco interessantes. Assim, facilmente se pede a oportunidade de passar “aquela” mensagem fundamental para todos, especialmente numa “era de desinformação”. Comunicar ciência de forma clara e acessível pode ser o caminho que nos leva a uma ciência para todos.

Este workshop tem como objetivo abordar a linguagem como ferramenta fundamental para uma comunicação de ciência mais clara e acessível e fornecer técnicas narrativas para uma comunicação de ciência mais eficaz e empática.

Programa:

  • Linguagem científica, público em geral e o mito do “sempre se fez assim”;
  • Linguagem clara na comunicação de ciência;
  • O fio narrativo: o verdadeiro fio de Ariadne;
  • Como contar uma história em ciência;
  • Exercícios e discussão (Perguntas & Respostas).

Biografia:

Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação clara de ciência.

Com formação em Engenharia Florestal, trabalhou no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, deu aulas de cartografia e deteção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à linguagem, depois da sua colaboração com a empresa Português Claro.

Entre as várias empresas e instituições às quais tem levado o curso formação em comunicação clara de ciência, destacam-se: Instituto Superior de Agronomia, Mare - Universidade de Coimbra, MED - Universidade de Évora, Universidade da Madeira, Instituto de Telecomunicações (IST), Instituto Politécnico Leiria, INSA - Ricardo Jorge, Montis, FSC- Portugal, APAI, entre outras.

14h00-19h00
Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências