Seminários em Estatística

Nowcasting and forecasting the SARS-CoV-2 epidemic in Portugal

Transmissão através de Videoconferência

Speaker: Liliana Antunes (Departamento de Epidemiologia Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge / Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

On March 11th of 2020, the World Health Organization declared the COVID-19 global public health emergency a pandemic.

In Portugal, the team at the department of epidemiology Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, has been, since the start of the epidemic, developing reports with an array of different statistical and mathematical procedures, in order to present a clear picture of the evolution of the epidemic, with the objective of supporting public health policy making. This work involved applying nowcasting and forecasting techniques, estimating real-time effective reproduction number, as well as building a SEIR-type model with heterogeneous mixing among age groups.

Public health officials systematically want to know the current trend of new cases, and if the implemented mitigation measures worked. Moreover, considering a set of new measures, which will be the most efficacious in reducing the incidence a mitigating the impact of the epidemic?

In order to describe the current transmissibility and the factors that influence its change, we need real-time information on the incidence of infection that can only be obtained with nowcasting techniques, given that, on a daily basis we only observe notifications of cases, which is lagged, and only contains a fraction of occurred onsets of the last weeks. Transmission dynamics mathematical models are then applied to create scenarios on the probable effect of a new mitigation measures and evaluate the impact of past ones.

This is a joint work with: Susana Silva1, Constantino Pereira Caetano1,2, Baltazar Nunes1,3.

Departamento de Epidemiologia, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa

Seminário no contexto do MEIO - Mestrado de Estatística e Investigação Operacional.

Zoom | Password: 037629 - Meeting ID: 824 8023 2544

Departamento de Estatística e Investigação Operacional

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Matthew-James Bennett.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Stephanie Joy Mawson (ICS-ULisboa).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Marta Passadeiras (Universidade de Lisboa).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações - hoje, na Alameda da Cidade Universitária.

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Pedro Nunes.

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Fauna e flora, investigação e educação, pela lente de cientistas e jovens biólogos.

Um convite à descoberta da vida na Serra de Grândola.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).