Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência 2020 - Webinar com investigadoras do IA

Registo vídeo da sessão, com Gabriella Gilli, Íris Breda, Marina Cortês e Susana Barros, com a moderação de Catarina Leote, do IA, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Será muito difícil estudar astronomia e astrofísica? E será que isso é para mim? Como tornar-me investigador(a)?

De acordo com as Nações Unidas, a nível mundial, menos de 30% dos cientistas são mulheres. Apesar de ao nível escolar as raparigas terem prestações semelhantes às dos colegas nas diversas áreas científicas, tendem a não optar por carreiras associadas às ciências, engenharias e tecnologias (STEM). Por ser um factor de desigualdade, com consequências na sociedade, as Nações Unidas decretaram o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) não podia deixar de se associar a este dia de celebração da ciência e das mulheres que fazem parte dela.

No dia 11 de fevereiro, às 14h30 (GMT), será realizado um webinar no canal de YouTube do IA com quatro investigadoras do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Após uma pequena introdução sobre o seu percurso até se tornarem astrofísicas, a sessão será dedicada à interação com o público, estando aberta a questões colocadas via chat pelos participantes.

Será uma excelente oportunidade para os jovens e para o público em geral conhecerem melhor o trabalho que se faz em astrofísica em Portugal.

Investigadoras:

Moderação:

A sessão não requer inscrição prévia.

Speaker: Maria Colombo (École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Dia Aberto de Ciências 2020 realiza-se no dia 3 de junho e será, pela primeira vez, integralmente realizado onlineInscrições até dia 31 de maio.

Objectives: provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

More information available here.

As candidaturas ao Módulo de Intercâmbio EIT Health, 4.ª Edição, já abriram.

A iniciativa visa dar a conhecer a investigação que se faz no LASIGE / Departamento de Informática de Ciências ULisboa e consiste num conjunto de apresentações de 15 minutos cada, onde os docentes e investigadores do departamento apresentam os tópicos de investigação em qu

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Speaker: Gernot Eichmann (LIP).

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

New date: September 14th-16th, 2020.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.