Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência 2020 - Webinar com investigadoras do IA

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações diversas (título, horário, logótipos das entidades envolvidas)

Registo vídeo da sessão, com Gabriella Gilli, Íris Breda, Marina Cortês e Susana Barros, com a moderação de Catarina Leote, do IA, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.


Será muito difícil estudar astronomia e astrofísica? E será que isso é para mim? Como tornar-me investigador(a)?

De acordo com as Nações Unidas, a nível mundial, menos de 30% dos cientistas são mulheres. Apesar de ao nível escolar as raparigas terem prestações semelhantes às dos colegas nas diversas áreas científicas, tendem a não optar por carreiras associadas às ciências, engenharias e tecnologias (STEM). Por ser um factor de desigualdade, com consequências na sociedade, as Nações Unidas decretaram o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) não podia deixar de se associar a este dia de celebração da ciência e das mulheres que fazem parte dela.

No dia 11 de fevereiro, às 14h30 (GMT), será realizado um webinar no canal de YouTube do IA com quatro investigadoras do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Após uma pequena introdução sobre o seu percurso até se tornarem astrofísicas, a sessão será dedicada à interação com o público, estando aberta a questões colocadas via chat pelos participantes.

Será uma excelente oportunidade para os jovens e para o público em geral conhecerem melhor o trabalho que se faz em astrofísica em Portugal.

Investigadoras:

Moderação:

A sessão não requer inscrição prévia.

14h30-16h00