Festa das Estrelas

Uma noite de celebração da Astronomia

Observatório Astronómico de Lisboa
Vista da nossa galáxia: a Via Láctea

ESO/C. Malin

Observações astronómicas com telescópios, visitas guiadas ao Observatório Astronómico de Lisboa, atividades práticas e um quiz de astronomia serão algumas das ofertas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) para as 100 Horas de Astronomia. Já nesta sexta-feira, 11 de janeiro, acontecerá a “Star Party - Um Céu para Todos”, a partir das 18h00, no Observatório Astronómico de Lisboa. Na quinta-feira decorre no Planetário do Porto-Centro Ciência Viva, a partir das 21h00, a sessão Mais Perto das Estrelas. Ambas as atividades têm entrada gratuita.

Com estes eventos, que serão oportunidades para reunir a família sob o céu límpido de inverno, o IA associa-se ao projeto global 100 Horas de Astronomia, uma das iniciativas com que, ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) celebra os seus 100 anos de existência.

Em Lisboa, “Star Party - Um Céu para Todos” propõe uma tarde e noite cheias de atividades no Observatório Astronómico de Lisboa, um dos mais belos edifícios da cidade. Das 18h00 até à 01h00 será possível observar o céu com telescópios e fotografar a Lua com o telemóvel através dos equipamentos disponíveis. Já dentro do edifício, a cada meia hora, os visitantes poderão realizar uma viagem ao passado percorrendo este espaço do século XIX de grande beleza arquitetónica e fundamental na história da astronomia portuguesa.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Stephanie Joy Mawson (ICS-ULisboa).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Matthew-James Bennett.

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações - 22 de fevereiro, na Cidade Universitária.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Marta Passadeiras (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Pedro Nunes.

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Submissão de propostas até 31 de janeiro.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.