Festa das Estrelas

Uma noite de celebração da Astronomia

Observatório Astronómico de Lisboa
Vista da nossa galáxia: a Via Láctea

ESO/C. Malin

Observações astronómicas com telescópios, visitas guiadas ao Observatório Astronómico de Lisboa, atividades práticas e um quiz de astronomia serão algumas das ofertas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) para as 100 Horas de Astronomia. Já nesta sexta-feira, 11 de janeiro, acontecerá a “Star Party - Um Céu para Todos”, a partir das 18h00, no Observatório Astronómico de Lisboa. Na quinta-feira decorre no Planetário do Porto-Centro Ciência Viva, a partir das 21h00, a sessão Mais Perto das Estrelas. Ambas as atividades têm entrada gratuita.

Com estes eventos, que serão oportunidades para reunir a família sob o céu límpido de inverno, o IA associa-se ao projeto global 100 Horas de Astronomia, uma das iniciativas com que, ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) celebra os seus 100 anos de existência.

Em Lisboa, “Star Party - Um Céu para Todos” propõe uma tarde e noite cheias de atividades no Observatório Astronómico de Lisboa, um dos mais belos edifícios da cidade. Das 18h00 até à 01h00 será possível observar o céu com telescópios e fotografar a Lua com o telemóvel através dos equipamentos disponíveis. Já dentro do edifício, a cada meia hora, os visitantes poderão realizar uma viagem ao passado percorrendo este espaço do século XIX de grande beleza arquitetónica e fundamental na história da astronomia portuguesa.

18h00-01h00

Inscrições mediante envio de formulário de inscrição preenchido, acompanhado de comprovativo de pagamento, até 04 de janeiro de 2019 para

Sessão de homenagem a Alfredo Pereira Gomes (1919-2006), no centenário do seu nascimento.

João Afonso Leal dos Santos Vicente defende a dissertação "Migração do Observatório Português de Acessibilidade Web".

João Manuel Marques Paulino defende a dissertação "A deep dive into embedding algorithms for secure network virtualization".

Rui Correia Neves Cordeiro de Azevedo defende a dissertação "Leveraging OSINT to Improve Threat Intelligence Quality".

Por Thomas Bolton (Institute of Bioengineering, Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Switzerland;Department of Radiology and Medical Informatics, University of Geneva, Switzerland).

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 2.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course introduces the field of island biogeography, a discipline that has long influenced other research areas such as macroecology, community ecology, evolution and conservation biology.

Por Jiří Lipovský (Department of Physics, Faculty of Science, University of Hradec Kralove).

Luís Augusto Pipa Carvalho defende a dissertação "Supporting homeless people with IVR systems".

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Por Pedro Patrício (CFTC, ULisboa).

Programa Doutoral Plants for Life

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 24 de janeiro de 2019.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Astronomia aplicada: O cálculo da Páscoa, a reforma do calendário, os lunários e os livros de marinharia dos séculos XV e XV

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Conferências CIUHCT "Ciência, indústria civil e exército em Espanha: o caso da Guerra do Rif (1921-27)"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Noites no Observatório "Planetas ao som das estrelas"

Quando olha para o céu noturno, sabia que muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem?

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Concerto de Ano Novo em Ciências

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, contando com as atuações da "Orquestra "mixEnsemble" e do grupo "Cinco por cinco".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Por Rui Pacheco (CMA-UBI, Universidade da Beira Interior).

Conferência "A Educação e os Desafios do Futuro"

Os principais tópicos para reflexão e debate, com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, centram-se nos últimos desenvolvimentos e perspetivas sobre:

Descobre a ULisboa

Nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019 realiza-se a exposição interativa Descobre a ULisboa, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.