Festa das Estrelas

Uma noite de celebração da Astronomia

Observatório Astronómico de Lisboa
Vista da nossa galáxia: a Via Láctea

ESO/C. Malin

Observações astronómicas com telescópios, visitas guiadas ao Observatório Astronómico de Lisboa, atividades práticas e um quiz de astronomia serão algumas das ofertas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) para as 100 Horas de Astronomia. Já nesta sexta-feira, 11 de janeiro, acontecerá a “Star Party - Um Céu para Todos”, a partir das 18h00, no Observatório Astronómico de Lisboa. Na quinta-feira decorre no Planetário do Porto-Centro Ciência Viva, a partir das 21h00, a sessão Mais Perto das Estrelas. Ambas as atividades têm entrada gratuita.

Com estes eventos, que serão oportunidades para reunir a família sob o céu límpido de inverno, o IA associa-se ao projeto global 100 Horas de Astronomia, uma das iniciativas com que, ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) celebra os seus 100 anos de existência.

Em Lisboa, “Star Party - Um Céu para Todos” propõe uma tarde e noite cheias de atividades no Observatório Astronómico de Lisboa, um dos mais belos edifícios da cidade. Das 18h00 até à 01h00 será possível observar o céu com telescópios e fotografar a Lua com o telemóvel através dos equipamentos disponíveis. Já dentro do edifício, a cada meia hora, os visitantes poderão realizar uma viagem ao passado percorrendo este espaço do século XIX de grande beleza arquitetónica e fundamental na história da astronomia portuguesa.

Conhecem todas as vossas soft skills?

Este é um workshop que vos vai permitir explorar diferentes estratégias de comunicação e de presença. Criem impacto e atinjam melhores resultados na vossa vida profissional com esta formação.

Por Nuno Leonardo (LIP).

Logótipo EIT Health

Encontram-se abertas, para toda a comunidade da ULisboa, as Calls para o Bussiness Plan do EIT Health para 2020.

Daniela Catarina André Lima defende a tese "The Benguela Coastal Low-Level Jet in a Changing Climate".

Por Carla Rego (IBBC & TMB - cE3c).

International Workshop "From Automata to Robotics"

Both automata and humanoid robots, including intelligent machines are at the core of the intersection between culture and nature, between science, technology and art.

Por Luís Santos (Leica Geosystems).

Workshops ScienceIN2Business "Propriedade Industrial"

A proteção da propriedade industrial na ciência e na inovação é um fator preponderante para o sucesso dos projetos inovadores.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga "Plutarco. Sobre a face visível no orbe da Lua"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Noites no Observatório "Assembleia Espacial Extraordinária"

Nesta noite muito especial, temos o prazer de convidar para uma assembleia extraordinária, onde vamos debater alguns dos temas mais apaixonantes e relevantes da exploração espacial.

Abertura de candidaturas 2019/2020.

Queres participar numa experiência internacional entre Ciências, Copenhagen Business School e University of Copenhagen, no primeiro semestre do próximo ano letivo?

Erasmus+: Estágios para recém-graduados

Estágios para recém-graduados: Candidaturas online de 01 a 31 de março de 2019.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Science is increasingly more present in our everyday decisions, with a fundamental role in global problems.

Eleições para os Estudantes Membros do Conselho Geral e do Senado da ULisboa

O processo eleitoral decorre de 14 de janeiro a 15 de abril de 2019.

Foram disponibilizados espaços de publicitação e de campanha no átrio do edifício C5.

Por Carlos Oliveira (Cemapre, ISEG - School of Economics and Management).

Curso de Public Speaking

O curso terá uma abordagem bastante prática e num ambiente informal, com conteúdos aplicáveis no dia a dia e contando ainda com feedback individual.

Por Dietmar Kröner (Albert-Ludwig-Universität Freiburg).

Workshops ScienceIN2Business "Plano Financeiro e Fontes de Financiamento"

Neste workshop, o objetivo central será capacitar os formandos para conceitos básicos de finanças e para as ferramentas essenciais na construção de um plano financeiro.

Gonçalo Abreu Prista defende a tese "Effect of major Cenozoic palaeoceanographic events on coccolithophore morphotypes: climatically induced changes in C. pelagicus s.l. (CliMorph)".

É com muito prazer que a AAPG Student Chapter UL apresenta a 2.ª edição do Workshop de Biostratigrafia Aplicada à Indústria do Petróleo, orientado pelo PhD Gil Machado (Chronosurveys, IDL).

Masterclasses Internacionais em Física de Partículas - Ser Cientista por um dia ... Com as Mãos nas Partículas

Estudantes do ensino secundário em todo o mundo são convidados a passar um dia nos institutos e universidades mais próximas, experimentando a vida na investigação de ponta.

11th WBME - Workshop on Biomedical Engineering

This annual Workshop aims to expose students, engineers and scientists to recent developments in Biomedical Engineering that took place in some of the most respected international research centers and universities of the world.

Young Creators 2019 - módulo de Bio Hacking e Bio Fabricação

Módulo de Bio Hacking e Bio Fabricação no âmbito do evento Young Creators, ministrado pelos Bugworkers (laboratórios de suporte do Tec Labs) - inscrições disponíveis

Cerimónia de Entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos

Nesta ocasião serão entregues prémios a vários docentes e investigadores de Ciências (ver notícia).