Festa das Estrelas

Uma noite de celebração da Astronomia

Observatório Astronómico de Lisboa
Vista da nossa galáxia: a Via Láctea

Vista da nossa galáxia: a Via Láctea

ESO/C. Malin

Observações astronómicas com telescópios, visitas guiadas ao Observatório Astronómico de Lisboa, atividades práticas e um quiz de astronomia serão algumas das ofertas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) para as 100 Horas de Astronomia. Já nesta sexta-feira, 11 de janeiro, acontecerá a “Star Party - Um Céu para Todos”, a partir das 18h00, no Observatório Astronómico de Lisboa. Na quinta-feira decorre no Planetário do Porto-Centro Ciência Viva, a partir das 21h00, a sessão Mais Perto das Estrelas. Ambas as atividades têm entrada gratuita.

Com estes eventos, que serão oportunidades para reunir a família sob o céu límpido de inverno, o IA associa-se ao projeto global 100 Horas de Astronomia, uma das iniciativas com que, ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional (IAU) celebra os seus 100 anos de existência.

Em Lisboa, “Star Party - Um Céu para Todos” propõe uma tarde e noite cheias de atividades no Observatório Astronómico de Lisboa, um dos mais belos edifícios da cidade. Das 18h00 até à 01h00 será possível observar o céu com telescópios e fotografar a Lua com o telemóvel através dos equipamentos disponíveis. Já dentro do edifício, a cada meia hora, os visitantes poderão realizar uma viagem ao passado percorrendo este espaço do século XIX de grande beleza arquitetónica e fundamental na história da astronomia portuguesa.

18h00-01h00