Celebração dos 25 anos da SPECO

XIX Encontro Nacional de Ecologia

Desafios para a nova década

Evento online
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização e outras datas importantes e dos logótipos das entidades organizadoras

As Nações Unidas nomearam esta década como a década do Restauro Ecológico, da Ciência para a Sustentabilidade dos Oceanos e do desenvolvimento de planos de ação para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A história recente mostrou que a ação antrópica, geradora dos modelos económicos, sociais e culturais das sociedades entra, facilmente, em conflito com os modelos naturais. A escalada de um conflito local a um dilema mundial é cada vez mais fácil de alcançar… e os conflitos acumulam-se.

Há mais de 30 anos que os cientistas afirmam que o excesso de exploração de recursos, a fragmentação de habitats, o comércio ilegal de espécies, entre outros, estão a enfraquecer as barreiras que protegem a nossa própria saúde. Em dias, uma epidemia escalou a uma pandemia que vincará os seus efeitos durante anos.

Mais do que nunca, a Ecologia, enquanto ciência transversal, e os ecólogos, em particular, são chamados a intervir e a mostrar o seu papel como profissionais relevantes numa sociedade em mudança. Quais os desafios a enfrentar? Como podemos proteger o que ainda temos? Como podemos reverter o que perdemos? Como podemos agir?

A comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos em todos os domínios da ecologia. O congresso será estruturado de forma a destacar 3 grandes temas: restauro e gestão ecológica, biodiversidade e ecossistemas, e recursos marinhos e oceanos.

Datas importantes:

Cartaz do XIX Encontro Nacional de Ecologia

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia
Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Há 25 anos começou a revolução na procura de outros mundos fora do Sistema Solar - Com milhares de planetas entretanto descobertos, o que iremos descobrir no próximo quarto de século?

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do texto "Solving the mobility challenges facing our cities together"

Os alunos da ULisboa têm a oportunidade de concorrer até 30 de novembro.

Speaker: Imme van den Berg (CIMA, Universidade de Évora).

Imagem ilustrativa do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do Curso de Formação Avançada - 1.º ano de Doutoramento - da Doutoranda Joana Maria Correia Lima de Oliveira.

Fotografia de aves, acompanhada de informações diversas sobre o Concurso

Candidaturas a decorrer até 30 de novembro de 2020.

Presentations by the students of the Integrated Master in Biomedical Engineering and Biophysics.

Seminários sobre os temas "Sustentabilidade e economia circular - Soluções têxteis valorizadas com resíduos vegetais" e "Microcápsulas e suas aplicações".

Speaker: Alberto Giacomello (Department of Mechanical and Aerospace Engineering of Sapienza University of Rome).

Capa do livro

Sessão de lançamento do livro de Maria Amélia Loução (Ciências ULisboa).

Fotografia de um curso de água

Submissão de pré-propostas até 07 de dezembro de 2020.

O XIX ENE - Desafios para a Nova Década é duplamente especial, pois a SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia - celebra as suas bodas de prata, 25 anos.

Imagem ilustrativa da iniciativa

Pré-inscrições a decorrer para as colheitas dos dias 09 e 11 de dezembro.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades - contributos da psicologia no ensino superior

Seminários sobre os temas "Méis Portugueses - caracterização química e avaliação da atividade biológica" e "Other uses for underutilized forest biomass".

Logótipo dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos, sobre um fundo azul escuro

Decorrem, até 21 de dezembro de 2020, as candidaturas aos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos de estímulo à publicação de artigos científicos.

Objectives: Provide students with basic workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Objectives: Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Objectives: The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.

Objectives: Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystem

Imagem ilustrativa do concurso, acompanhada do respetivo logótipo

Candidaturas para a 2.ª edição do Campus 2030 a decorrer até 07 de fevereiro de 2021 - uma oportunidade para estudantes, professores e investigadores converterem o seu campus num modelo global de sustentabilidade.

Objectives: Symbiosis is a key strategy for life on Earth.

Objectives: The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects. It aims at providing an integrated approach on urban socio-ecological systems.

Feixes luminosos

Ação de formação dirigida aos docentes e investigadores de Ciências ULisboa, pela formadora Sofia Sá, a decorrer nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2021.

A sessão será transmitida na plataforma Zoom (restrita aos inscritos na ação).

Objectives: Citizen science can be part of the larger process of engaging people in new forms of interaction in scientific research, challenging scientists and citizens whilst enlarging scientific knowledge and providing learning opportunities for all part