Celebração dos 25 anos da SPECO

XIX Encontro Nacional de Ecologia

Desafios para a nova década

Evento online
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização e outras datas importantes e dos logótipos das entidades organizadoras

As Nações Unidas nomearam esta década como a década do Restauro Ecológico, da Ciência para a Sustentabilidade dos Oceanos e do desenvolvimento de planos de ação para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A história recente mostrou que a ação antrópica, geradora dos modelos económicos, sociais e culturais das sociedades entra, facilmente, em conflito com os modelos naturais. A escalada de um conflito local a um dilema mundial é cada vez mais fácil de alcançar… e os conflitos acumulam-se.

Há mais de 30 anos que os cientistas afirmam que o excesso de exploração de recursos, a fragmentação de habitats, o comércio ilegal de espécies, entre outros, estão a enfraquecer as barreiras que protegem a nossa própria saúde. Em dias, uma epidemia escalou a uma pandemia que vincará os seus efeitos durante anos.

Mais do que nunca, a Ecologia, enquanto ciência transversal, e os ecólogos, em particular, são chamados a intervir e a mostrar o seu papel como profissionais relevantes numa sociedade em mudança. Quais os desafios a enfrentar? Como podemos proteger o que ainda temos? Como podemos reverter o que perdemos? Como podemos agir?

A comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos em todos os domínios da ecologia. O congresso será estruturado de forma a destacar 3 grandes temas: restauro e gestão ecológica, biodiversidade e ecossistemas, e recursos marinhos e oceanos.

 

Datas importantes:

Cartaz do XIX Encontro Nacional de Ecologia

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia