Os sismos são acontecimentos moderadamente frequentes no território português. Quando ocorrem podem produzir grandes prejuízos materiais e causar inúmeras perdas de vida. Sismos recentes de grande impacto têm ocorrido recentemente na Turquia e noutras zonas da Europa e do Mundo.
O ciclo Sismos – Onde a Ciência encontra a Sociedade pretende chamar a atenção sobre os progressos científicos e tecnológicos dos últimos anos, confrontando-os nomeadamente, com práticas diárias do mundo da construção. Não menos importante é o conhecimento de medidas de atuação por parte da população que lhe permitam prevenir para a eventualidade de ocorrência e reagir em caso de emergência. Revestem-se de particular importância as políticas públicas de atuação imediata em situações de catástrofe de modo a reduzir, tanto quanto possível, a gravidade das perdas humanas e materiais.
Este ciclo contará com a presença de especialistas conceituados que nos transmitirão os avanços recentes nas diferentes temáticas desta área.
No âmbito das atividades do dia 09 de novembro, sábado, destaca-se a a apresentação pelo docente de CIÊNCIAS Miguel Miranda, intitulada "Relembrar o passado, Prevenir o Futuro", e a exibição do filme sobre o Terramoto de 1775: “O Melhor dos Mundos”, realizado por Rita Nunes e que contou com a participação de membros de CIÊNCIAS.