Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano"

A expansão urbana e regressão das áreas agrícolas: O caso da Área Metropolitana de Lisboa

Auditório do CIUL, Lisboa

A 2.ª Sessão do Ciclo de Seminários sobre Planeamento Alimentar Urbano, que o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa organiza em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), abordará a “expansão urbana e regressão das áreas agrícolas: O caso da Área Metropolitana de Lisboa” e contará com intervenções de João Teixeira (CCDR-LVT), Leonel Fadigas (FA-ULisboa) e Rosário Oliveira (ICS-ULisboa).

A redução progressiva e sistemática da área de solos agrícolas e de solos abandonados nas áreas metropolitanas compromete de forma significativa a oferta alimentar de proximidade das grandes áreas urbanas e a sua sustentabilidade alimentar. Atendendo a que mais de 60% da Área Metropolitana de Lisboa (AML) não é urbanizada, importa estabelecer para o uso do solo um modelo que, numa lógica de planeamento eficiente do território, permita integrar o sistema alimentar urbano, contribuindo assim para a redução da probabilidade de ocorrências de situações de risco ambiental e para uma estratégia racional de desenvolvimento económico e social.

Este Ciclo reúne, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente é abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

Inscrições: Entrada livre, mediante registo prévio (e-mail para ciul@cm-lisboa.pt - limitado à capacidade da sala).

18h00

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.