60 Minutos de Ciência

O que é que um grilo, uma abóbora, um morcego e um cogumelo têm em comum?

Evento online
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização e outras informações relevantes

Por Sónia Ferreira.

Todos os seres vivos têm DNA nas suas células que codifica uma quantidade enorme de informação. No entanto, alguma dessa informação é especifica de cada espécie. Este é o recurso que está na base da identificação de organismos com base em códigos de barras de DNA.

Nota biográfica: Sónia Ferreira é investigadora no CIBIO-InBIO e desenvolve estudos focados em insetos desde a Licenciatura em Biologia pela Universidade do Porto, com especial foco em libélulas, libelinhas, e grilos e saltões. Durante o doutoramento familiarizou-se com ferramentas de análises moleculares e o estudo das relações filogenéticas entre organismos com base no DNA. Nos últimos anos, o seu trabalho centrou-se na elaboração de uma base de dados de referência de códigos de barras de DNA de invertebrados para posterior uso na deteção e identificação de espécies de invertebrados.

Transmissão em direto no canal de Youtube do MUHNAC.

MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Ciclo de workshops de promoção do bem-estar, relaxamento e criatividade.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

A Física Fora da Academia está de volta!

Fotografia da cidade de Grenoble, acompanhada do título e data do evento

Um evento com a participação de professores, funcionários, estudantes e membros da administração das sete Instituições de Ensino Superior que integram a Unite!, uma aliança de universidades europeias da qual faz parte a Universidade de Lisboa.

Mathematical Logic Webinar, por Isabel Oitavem (FCT - Universidade Nova de Lisboa).

Mosaico de fotografias, a preto e branco, de mulheres cientistas

O livro reúne mais de uma centena de retratos de investigadoras captados pelas objetivas dos fotógrafos Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo

Logótipo do LASIGE

RSS Meetup, por Diogo Poças (LASIGE, DI-FCUL).

Ciclo de webinars dedicado as desafios na conciliação da conservação.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Pavel Kroupa (University of Bonn & Charles University, Prague).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, data e hora do evento; orador)

52.º PubhD de Lisboa, por Cédric Pereira (Ciências ULisboa / IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

Representação de diagrama

Submissão de candidaturas até 10 de março de 2021.

The workshop series aims to contribute to a broader debate on the relation between science and policymaking.

Ciclo de workshops de promoção do bem-estar, relaxamento e criatividade.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

O Departamento de Matemática de Ciências ULisboa preparou um conjunto de atividades especiais para celebrar o Dia Internacional da Matemática (IDM).

Título do evento, acompanhado da data e dos logótipos das entidades organizadoras

Iniciativa no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Imagem ilustrativa do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas de 2.º ano do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências, por Sima Krtalic.

Seminário no âmbito da Unidade Curricular de Desenvolvimento de Produtos Funcionais, por Ana Cristina Gonçalves Monteiro (FeedInov CoLab).

Geometry Webinar, por Ricardo Campos (CNRS/University of Montpellier).

Logótipo do ciclo de webinars, sobre um fundo branco

At AppEEL, we aim to advance the study of evolution from an inter- and transdisciplinary approach and to identify how biological evolutionary theories can be applied to the epistemological, sociocultural and linguistic domains.

Seminário no âmbito da Unidade Curricular de Desenvolvimento de Produtos Funcionais, por André Filipe Lagoa Costa (Mandara Labs).

Logótipo do programa HiTech, acompanhado de informações úteis (objetivos e prazo de candidatura)

Candidaturas ao programa, destinado a capacitar investigadores na valorização dos resultados de investigação científica, a decorrer até 26 de março de 2021.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações úteis (data/hora/local)

Um debate aberto ao público, especialmente indicado a quem se interroga sobre a Matemática e o seu futuro.

This course aims at exploring how scientists can use social media as tools to enhance the communication of their research and the dialogue with society, and discussing the differences that exist in the work of scientists and journalists in terms of the methods and deadlines they meet and exploring how scientists and journalists can better articulate.

This course will teach how to apply the SWAT eco-hydrological model to assess the impacts of climate and associated changes on water-soil-plant interactions, and consequences to water resources, soil erosion and nutrient cycles.

Geometry Webinar, por Pierre Schapira (Professor emeritus Sorbonne University).