Candidaturas

Erasmus+ Estágios 

Mobilidades para realização de um período de estágio em Instituição de ensino superior ou organização ativa no mercado de trabalho de um país participante do programa. O período de estágio deve ser relevante para a aprendizagem do aluno e pode ser curricular (dissertação, tese ou projeto de estágio) ou extracurricular (recém-graduado).

Duração mínima: 2 meses (60 dias)
Duração máxima: 12 meses
Finalistas para estágio como recém-graduado: durante os 12 meses seguintes até à véspera de perfazer um ano de conclusão do curso.

O aluno que já tenha realizado mobilidades anteriores, ao abrigo do Programa Erasmus (estudos ou estágio), deve ter em atenção que a duração total da mobilidade Erasmus (já realizada e a que se propõe realizar) não pode ultrapassar os 12 meses dentro de cada ciclo de estudos.
Não são permitidas mobilidades para o país de residência oficial do estudante.

Quem se pode candidatar

Podem candidatar-se os estudantes devidamente inscritos na Faculdade de Ciências da ULisboa, num curso conferente de grau (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento), no ano letivo em que decorre a candidatura.

Países e instituições de acolhimento elegíveis

Os 27 países da União Europeia, Turquia, Noruega, Islândia, Liechtenstein, Sérvia e República da Macedónia do Norte, e ainda o Reino Unido e a Suíça. 
As mobilidades para o Reino Unido e Suíça estão sujeitas a uma quota máxima. Para mais informações contactar o Gabinete de Mobilidade e Acolhimento / Área de Relações Externas.

Compete ao candidato organizar a sua mobilidade estabelecendo os contactos com a instituição de acolhimento, i.e., a instituição onde pretende realizar a mobilidade para estágio.
A realização de um estágio não pressupõe a existência de um Acordo bilateral Erasmus entre a Faculdade de Ciências e a entidade de acolhimento.
O candidato deve ainda informar-se das condições e do estatuto que terá na entidade de acolhimento, durante o estágio.

Instituições elegíveis:
Instituições de ensino superior, empresas públicas ou privadas, Centros ou Institutos de investigação, Laboratórios, Organizações sem fins lucrativos, ONGs, Fundações, etc.

Instituições não elegíveis:
Instituições da UE ou outros organismos da UE, incluindo agências especializadas e Organizações gestoras de programas da UE, como agências nacionais (para evitar possíveis conflitos de interesses e/ou duplo financiamento).

Período de candidaturas 

O período de candidaturas online decorre desde as 08h00 do dia 01.12.2024 até às 23h59 horas do dia 31.12.2024. Candidaturas fora de prazo não serão aceites.

EXCEÇÃO: mobilidades de curta duração para doutorandos e cursos intensivos para estudantes de todos os ciclos de estudos. Os estudantes podem manifestar interesse junto do Gabinete de Mobilidade e Acolhimento para o email internacional@ciencias.ulisboa.pt, de preferência com 2 meses de antecedência à realização da mobilidade.

Formalização da candidatura e condições de admissão

Antes de se candidatar, leia com atenção a informação que consta desta página e o Edital de abertura de candidaturas para 2025-2026.

Candidaturas online através da conta de aluno em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/

  1. Na secção “Candidato” escolher Candidatura “Erasmus Outgoing”
  2. Escolher: Mobilidade de Estágio (para Alunos) 

No ato da candidatura o candidato pode indicar um país e entidade de acolhimento, caso esta já esteja definida. A não existência de entidade de acolhimento no momento da candidatura não invalida a submissão da mesma.

Condições de admissão:

PRIMEIRA FASE: será admitido o estudante que, após submissão da candidatura efetuada dentro do prazo estipulado (de 1 a 31 de dezembro), reúna as condições académicas para realizar o estágio a que se propõe:

  • Estudantes inscritos em 1.º, 2.º ou 3.º Ciclo de Estudos para realização de componente prática durante a frequência do grau.
  • Estudantes finalistas de 1.º, 2.º ou 3.º Ciclo de Estudos para realização de estágio após conclusão do grau (recém-graduado).

SEGUNDA FASE: será admitido, para efeitos de atribuição de bolsa, o estudante que apresentar um comprovativo de aceitação por parte de uma instituição de acolhimento, de acordo com os prazos definidos para esse efeito:

Mobilidades a iniciar a partir de setembro 2025 (primeiro semestre 2025-2026):
Até dia 31 de março de 2025 – data limite para entregar uma carta ou e-mail de aceitação do orientador/responsável da instituição de acolhimento, com datas de início e fim do estágio. 
A data de entrega do Learning Agreement for Traineeships será comunicada diretamente a cada aluno após a data de 31 de março.

 Mobilidades a iniciar a partir de janeiro de 2026 (segundo semestre 2025-2026):
Até dia 31 de maio de 2025– data limite para entregar uma carta ou e-mail de aceitação do orientador/responsável da instituição de acolhimento, com datas de início e fim do estágio. 
A data de entrega do Learning Agreement for Traineeships será comunicada diretamente a cada aluno após a data de 31 de maio.

 

Learning Agreement for Traineeships

O Learning Agreement for Traineeships” é o documento de mobilidade Erasmus para Estágios onde consta: o trabalho ou o programa de trabalho a ser executado; as aprendizagens a serem adquiridas em termos de conhecimento; as competências e as aptidões a serem adquiridas; tutoria; número de horas. Este acordo é da responsabilidade conjunta do aluno e do orientador interno (docente da Faculdade de Ciências) e externo (responsável na entidade de acolhimento). 
 

Financiamento da mobilidade
(bolsa Erasmus+)

  • A bolsa de mobilidade Erasmus+ visa cobrir as despesas suplementares resultantes da diferença do custo de vida entre o país de origem e o país de destino;
  • O financiamento é atribuído pela Comissão Europeia e as bolsas de mobilidade são administradas pela Agência Nacional Erasmus+ e pela ULisboa;
  • O número de bolsas disponíveis é limitado à verba concedida a Ciências ULisboa, anualmente;
  • Ser selecionado para uma mobilidade Erasmus+ não garante necessariamente que irá usufruir de uma bolsa de mobilidade;
  • As bolsas, quando atribuídas, correspondem a um número definido de dias de mobilidade, que pode corresponder à totalidade do período de mobilidade ou combinado com um número adicional de dias a “bolsa zero” (sem financiamento);
  • Atribuição da bolsa: caso o número de alunos admitidos seja superior ao número de bolsas alocadas a Ciências, é aplicada a seriação feita para afetação de vagas. Para estágio, ver anexo II do Edital de candidaturas;
  • A bolsa e a verba Top Up são obrigatoriamente atribuídos a todos os estudantes bolseiros dos serviços sociais (mediante comprovação dos SAS);
  • Estudantes com necessidades especiais podem candidatar-se a financiamento e apoios adicionais;
  • Complemento Viagem Ecológica, no valor de 50€, mediante a apresentação dos respetivos comprovativos no final da mobilidade;
  • A instituição de acolhimento pode exigir o pagamento de pequenos montantes para seguro, associações de estudantes, fotocópias, produtos de laboratório etc., que seriam igualmente requeridos na instituição de origem.

Recomendação de que todas as mobilidades tenham uma base semestral (4 meses, 120 dias)*, respeitando os 60 dias mínimos obrigatórios : 
* regra em vigor no ano letivo 2024-25

Alunos 1.º Semestre: entre setembro e fevereiro.
Alunos 2.º Semestre: entre janeiro e agosto.

Alunos que pretendam realizar uma mobilidade superior a 4 meses (anual), terão obrigatoriamente de constituir dois processos de mobilidade separados, semestrais, (com um período mínimo de interregno de três a cinco dias).
Isto implica a apresentação de dois Learning agreements (cada um correspondente a um processo de mobilidade com um mínimo de 60 dias) e, no final, documentos comprovativos referentes a cada período de mobilidade. É importante averiguar, com a devida antecedência, se a instituição de acolhimento aceita este procedimento.

Valores de referência em vigor (referentes a 2024/2025): consultar Edital de Candidaturas

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA EFEITOS DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSA
A seriação apenas será aplicada em caso de financiamento insuficiente para todos os candidatos admitidos em segunda fase. O critério de seriação é a média aritmética ponderada pelos ECTS.
Em caso de empate, tem prioridade o aluno que tiver o menor número de inscrições e realizado o maior número de ECTS.

Estudantes com necessidades educativas especiais

Para garantir que as pessoas com necessidades especiais que precisam de apoio financeiro suplementar para participar no Erasmus+ possam tirar pleno partido das oportunidades de mobilidade do programa, o Erasmus+ consagra uma atenção especial à orientação e ao acolhimento destas pessoas, à acessibilidade física das instalações, aos serviços de ajuda pedagógica e de apoio técnico e, em especial, ao financiamento dos custos adicionais. Mais informações aqui.

Alojamento, viagem, seguro e preparação linguística

O estudante é responsável pela organização da sua estadia na preparação dos aspetos práticos, como a marcação das viagens, garantir alojamento, informar-se sobre as condições da Instituição de acolhimento, a necessidade de seguros, vistos de entrada e de residência, cidade e país de destino (costumes, custo de vida, clima, etc.). O seguro escolar da Faculdade de Ciências é extensível ao exterior e cobre o período de mobilidade.

Cartão Europeu de Saúde e Doença (CESD), é um documento que assegura a prestação de cuidados de saúde quando beneficiários de um sistema de segurança social de um dos Estados da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça se deslocam temporariamente neste espaço. Deve ser solicitado com a devida antecedência em http://www.seg-social.pt/

A ULisboa desenvolve uma política de preparação dos seus estudantes participantes no Programa Erasmus+, oferecendo-lhes, entre outras possibilidades, a oportunidade de frequentar um curso de uma das seguintes línguas: Alemão, Francês ou Italiano, no semestre antecedente à sua mobilidade.
O próprio Programa Erasmus+, através do Online Linguistic Support (OLS) disponibiliza cursos de língua online, para quem quiser melhorar as suas competências, durante a estadia.

CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS - se não possuir um certificado oficial dos conhecimentos linguísticos (Cambridge ou outro), pode realizar um exame de colocação de nível, por exemplo, no Centro de Línguas da Faculdade de Letras:
CLi – Centro de Línguas
Website: https://cli.letras.ulisboa.pt/
Telefone :  +351 967 871 188 / +351 968 813 684
E-mail: cli@letras.ulisboa.pt

Gabinete de apoio em Ciências

Área de Relações Externas
Gabinete de Mobilidade e Acolhimento

Edif. C4, sala 4.1.15
Campo Grande 1749-016 - Lisboa
Tel.: (+351) 217 500 443
E-mail: internacional@ciencias.ulisboa.pt

Horário de atendimento presencial (mediante marcação prévia)

https://ciencias.ulisboa.pt/pt/horarios-de-atendimento

Documentação ano letivo 2025/2026

Edital de abertura de candidaturas para 2025-2026
Learning Agreement for Traineeships
Declaração de Estada (estágios ano letivo 2025-2026)

Documentação ano letivo 2024/2025

Edital de abertura de candidaturas para 2024-2025
Learning Agreement for Traineeships
Declaração de Estada (estágios ano letivo 2024-2025)