Matemática

Entrevista com... Jocelyn Lochon

Pontos de interrogação
Octávio Pinto

Jocelyn Lochon, aluno de mestrado em Matemática na FCUL, iniciou o seu percurso académico em Conservação e Restauro, mas cedo percebeu que os números são a sua grande paixão profissional. Perseguiu o sonho e foi um dos vencedores do Programa de Estímulo à Investigação da FCG com o projeto “Supercaracteres e Caminhos Aleatórios em P-grupos”.

Conheça na entrevista os pormenores do seu trabalho, bem como o seu percurso académico.

FCUL - Gostaria de pedir que caracterizasse o seu percurso académico e científico.

Jocelyn Lochon (JL) - Fiz os dois primeiros anos da licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Antes disso, estive um semestre em Conservação e Restauro, também na FCT-UNL. No entanto, o gosto pela Matemática sempre existiu e quando o curso de Conservação e Restauro deixou de me satisfazer, o professor da cadeira de Matemática I aconselhou-me a, se realmente gostava da área, segui-la. Assim foi!

O terceiro ano na FCT-UNL é muito virado para a Matemática aplicada, e o meu interesse é a Matemática pura. Por isso, fiz o terceiro ano na FCUL onde estou nesta altura a frequentar o mestrado em Matemática.

FCUL - Tendo em conta a mudança de percurso que fez, ao mudar de curso e, mais tarde, de faculdade, pergunto-lhe de que forma a FCUL contribuiu para o seu desenvolvimento profissional?

JL - No que toca à Matemática, existem muitos seminários nos vários centros de investigação ligados à FCUL, geralmente semanais. Os alunos de mestrado são convidados a frequentá-los, de modo a estarem em contacto com o que se faz nos centros em questão. Acho realmente importante que este tipo de informações, dinâmicas e não estáticas, contribuam para o aumento do conhecimento e consequente valorização profissional.

FCUL - Como surgiu a ideia de desenvolver o projeto “Supercaracteres e Caminhos Aleatórios em P-grupos” e, posteriormente, a decisão de se candidatar ao Programa de Estímulo à Investigação da FCG?

JL - No meu caso, a vontade de querer desenvolver um projeto é que fez com que me candidatasse. Aquando da candidatura, o projeto estava numa fase embrionária e foi o Programa de Estímulo à Investigação da FCG que deu força e motivação para avançar.

FCUL  - Gostaria de pedir que apresentasse abreviadamente o projeto pelo qual foi distinguido e que irá desenvolver.

JL - Trata-se de um problema prático e não teórico, já que é mais adequado ao meu nível de ensino. Essencialmente, recorrendo a ferramentas algébricas, através da Teoria dos Super-Caracteres, desenvolvida inicialmente pelo professor Carlos André do Departamento de Matemática da FCUL, pretendemos estimar o ritmo de convergência de um caminho aleatório em grupos finitos, onde são geralmente utilizadas técnicas mais analíticas. Estes caminhos aleatórios sobre grupos finitos têm muitas aplicações na Probabilidade e na Física.

FCUL - De que forma encarou a distinção feita ao seu trabalho pela FCG?

JL - Fiquei bastante satisfeito. Pelo que me constou fui o mais novo a receber a distinção e o único que não frequenta um projeto doutoral, pelo que demonstra realmente um interesse da parte da FCG no meu projeto!

FCUL - Que contributo considera que o seu projeto irá prestar para a área científica em que se insere?

JL - Tratando-se de um problema prático, o interesse é realmente ter uma estimativa da convergência de um caminho aleatório em grupos finitos, uma vez que têm aplicações noutras áreas. Um outro ponto de interesse é a interdisciplinaridade envolvida no tratamento do problema em causa.

FCUL - O que ambiciona fazer futuramente? Que etapas profissionais pretende alcançar?

JL - De momento é difícil fazer considerações a longo prazo, acredito que o melhor é dar um passo de cada vez. No entanto, o objetivo sempre foi seguir carreira de investigação.

FCUL - O que considera que pode mudar com este tipo de apoios, tendo em conta o período conturbado que o país atravessa?

JL - Considero que estas iniciativas são de extrema importância. O programa Novos Talentos da FCG, por exemplo, traz motivação e incentiva alunos que queiram navegar por áreas não necessariamente abordadas na licenciatura. Em estados mais avançados dos estudos é bom ter uma motivação e reconhecimento de projetos!

Raquel Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Pages