Opção: Ciências

“A Faculdade de Ciências da ULisboa é quase a minha única opção. Todos os cursos que eu quero existem aqui”, comentou Carolina Pestana, candidata ao ensino superior.

Para a jovem estudante do 12.º ano do Instituto de Ciências Educativas, na Ramada, em Odivelas, esta Faculdade é uma “opção muito viável”.

Carolina Pestana
Carolina Pestana considera a Matemática Aplicada um curso interessante
Fonte: GCIC

Durante o último ano letivo, alunos do Instituto de Ciências Educativas acompanhados pelos professores, alguns, antigos alunos de Ciências, assistiram a palestras nas instalações da Faculdade. Um desses acontecimentos foi o Seminário Diagonal "Deus e a Matemática". Além dos alunos do ensino secundário se familiarizarem com o ambiente universitário, também adquirem novos conhecimentos, aplicando em alguns casos o que aprendem nas aulas.

Inicialmente o seu interesse estava mais ligado à Biologia e à Química, mas após assistir à palestra “Construção de uma Rede Wireless”, durante a última edição do Dia Aberto, ficou interessada nas Matemáticas Aplicadas. “ É um curso interessante e com imensas saídas profissionais”, disse.

Pedro Moura
Durante a palestra Pedro Moura apresentou a Teoria dos Grafos e Leonhard Euler
Fonte GCIC

Pedro Moura, professor do Departamento de Estatística e Investigação Operacional, está em Ciências há 18 anos. Nesta palestra mostrou alguns problemas que a Investigação Operacional ajuda a resolver e apresentou a Teoria de Grafos e um investigador muito importante nesta área - Leonhard Euler. A teoria de grafos e as aplicações de grafos estão presentes no dia-a-dia nomeadamente para representar problemas reais. O docente e investigador de Ciências ficou satisfeito com o resultado final: “Achei-os muito interessados, nomeadamente pelas questões que colocaram e a forma como enunciaram o resultado”.

Tinha razões para tal. Carolina Pestana, uma das jovens que assistiu a esta palestra gostou tanto da exposição, que a fez considerar o curso que pretende seguir.

A Investigação Operacional permite resolver problemas de variadíssimas áreas. Pode ser utilizada na construção de uma rede wireless, em gestão florestal ou, para dar outro exemplo, na localização de serviços. A Estatística e a Investigação Operacional são os meios mais eficazes de apoio à decisão na gestão de risco e na obtenção de regras de decisão ótimas face à incerteza.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@fc.ul.pt
Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Pages