Estímulo à investigação

Parabéns David Moreno, Vicente Miguel e Pedro Gil!

Bolsas Gulbenkian Novos Talentos atribuídas a estudantes da Faculdade nas áreas da Matemática, Biologia e Física

Última Revisão —
David Moreno, Vicente Miguel e Pedro Gil

David Moreno, Vicente Miguel e Pedro Gil venceram bolsas na edição de 2022

GJ Ciências ULisboa

Nota da redação / Errata: Esta notícia refere que são três os alunos vencedores da Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, uma vez que foi essa a informação inicialmente transmitida pela Fundação Calouste Gulbenkian. No entanto, houve mais um aluno da Ciências ULisboa a vencer esta bolsa - Rodrigo Costa Barata Luís, do 3.º ano da licenciatura em Matemática.

Para concorrerem a estas bolsas, os alunos apresentaram um texto de motivação e selecionaram duas pessoas que pudessem escrever uma carta de recomendação à FCG. Vicente Miguel indicou Alice Nunes, investigadora no Departamento de Biologia Vegetal e no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) e Melanie Köbel, investigadora no cE3c, polo da Faculdade, com quem trabalha num projeto relacionado com o efeito das alterações climáticas no montado português, fazendo trabalho de campo e identificação de espécies de plantas. Pedro Gil contou com a ajuda de Mário Rodrigues, professor no Departamento de Física (DF) e investigador no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, e Nuno Araújo, professor no DF e investigador no Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC). David Moreno contou com a ajuda de Fernando C. Silva, professor no Departamento de Matemática (DM) e membro do Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL), e Alessandro Margheri, professor no DM e membro do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional.

Três estudantes da Ciências ULisboa ganharam Bolsas Gulbenkian Novos Talentos: David Alexandre Fernandes Batista Moreno, do 3.º ano da licenciatura em Matemática; Vicente Lopes Miguel, do 3.º ano da licenciatura em Biologia; e Pedro dos Santos Gil, do 1.º ano do mestrado em Física.

A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) atribui anualmente estas bolsas, com o objetivo de apoiar estudantes de excelência e estimular a iniciação à investigação. As bolsas traduzem-se num apoio de 1.000 € para o prosseguimento de estudos, nomeadamente o pagamento de propinas, assim como para estímulo à investigação, incluindo um conjunto de atividades consideradas relevantes no desenvolvimento do talento do bolseiro; acrescem 1.500 € destinados à participação em atividades de enriquecimento, como cursos de formação avançada, conferências, escolas de verão, estágios, cursos de línguas, aquisição de livros ou material de laboratório.

David Moreno, Pedro Gil e Vicente Miguel vão participar no desenvolvimento de um projeto de investigação ao longo de um ano, e terão oportunidade de integrar reuniões de trabalho com estudantes e especialistas de todo o país, estabelecendo ligações e partilhando conhecimento. Para acompanhar neste processo, os estudantes contam com a ajuda de tutores e um acompanhamento por parte da comissão científica de cada área do programa.

Para Vicente Miguel, mais importante do que a ajuda no pagamento de propinas é a oportunidade de conhecer pessoas novas, estabelecendo uma rede de contactos dentro da sua área de interesse.

“Sinto que estou em contacto com muitas pessoas interessantes na minha área, e que esta experiência vai ajudar imenso na minha carreira.” Vicente Miguel

Vicente Miguel está interessado no estudo molecular do envelhecimento, nomeadamente no tratamento de uma doença degenerativa, a Degenerescência Macular Relacionada com a Idade, que ocorre numa parte da retina designada mácula, levando à perda progressiva da visão central. Esta patologia é a causa mais comum de perda da visão nos adultos acima dos 50 anos de idade. O interesse nesta temática levou-o ao encontro de Sandra Tenreiro e Ana Sofia Falcão, investigadoras do grupo Degeneração e Envelhecimento, na NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa, que aceitaram ser suas tutoras, enquadrando-o num projeto sobre um novo tratamento para a doença.

Pedro Gil e David Moreno consideram estas bolsas uma excelente oportunidade para estabelecer um primeiro contacto com o mundo da investigação.

“Acredito que seja uma boa primeira abordagem, uma primeira oportunidade para começar a entender melhor o que é a investigação.” David Moreno

Comissões científicas das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos 2022

Física: Constança Providência e Vitor Cardoso
Matemática: Hugo Tavares e Jorge Freitas
Biologia: Helder Maiato e Patrícia Beldade
Química: João Rocha e Verónica Bermudez
Humanidades: Henrique Leitão, Miguel Tamen, Sofia Miguéns
Ciências Sociais: Francisco Vaz da Silva; Margarida Mano e Sara Bahia

Pedro Gil, interessado na área da Física Estatística, tem como tutor Vladimir Konotop, professor do DF e membro do CFTC. A David Moreno é a Álgebra, mais concretamente a teoria da representação de grupos, que mais interesse lhe suscita no campo da Matemática. Carlos André, professor no DM e investigador do CEAFEL, é o seu tutor.

Os três alunos da Faculdade, inscritos no ano letivo 2022-2023, concorreram a estas bolsas em setembro de 2022. Os resultados das candidaturas foram anunciados em outubro de 2022.

Ao todo foram 70 os alunos selecionados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos em 2022, nas áreas da Biologia, Física, Matemática, Química, Humanidades e Ciências Sociais, 25 dos quais são alunos da ULisboa. Os estudantes selecionados, inscritos numa instituição de ensino superior portuguesa, são alunos de mérito com média igual ou superior a 17 valores, no conjunto das classificações obtidas nas disciplinas dos seus cursos.

Marta Tavares, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt