Opinião

O dia de amanhã

Flores, livro e ampulheta

A 20 de outubro comemorou-se o Dia Europeu da Estatística. Vale a pena ler as palavras de Tiago A. Marques no Público, assim como a entrevista com Teresa Alpuim e Lisete Sousa na Pontos de Vista

Unsplash - Nathan Dumlao
Ana Subtil Simões
Ana Subtil Simões
Fonte ACI Ciências ULisboa

A hora mudou. O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) fornece a hora legal portuguesa e mantém um serviço público nas suas áreas de intervenção. Também desenvolve e apoia várias atividades de investigação científica em Astrofísica, realizadas maioritariamente no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, atualmente coordenado por Francisco S. N. Lobo, professor do Departamento de Física da Ciências ULisboa, galardoado esta semana com o Ciências 2020 Research Award, como deu conta a Lusa, durante o Ciências Research Day, ocorrido a 27 de outubro.

Quanto tempo o tempo tem, pergunta a Universidade, que não toma o tempo como garantido, procura tomá-lo como importante, nosso, como ficou expresso na abertura do ano académico e na tomada de posse de Luís Ferreira, o novo reitor da ULisboa. O mesmo sucede na Faculdade.

Logo no primeiro dia, em que se celebrou a música a nível mundial e o levantamento de restrições em Portugal, aconteceu a sessão de boas-vindas, que voltou a encher o grande auditório, na qual foram revelados os resultados da 2.ª edição do concurso de ideias para a sustentabilidade e apresentados testemunhos de alunos e finalistas desta “casa”.

A 20 de outubro comemorou-se o Dia Europeu da Estatística. Vale a pena ler as palavras de Tiago A. Marques no artigo “A estatística como uma arma contra a desinformação”, publicado no jornal Público, assim como a entrevista com Teresa Alpuim e Lisete Sousa, na revista Pontos de Vista. O centenário da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial foi celebrado a 22 de outubro na Faculdade, uma das três instituições de ensino superior responsável pela formação de engenheiros geógrafos, que durante o séc. XX executaram toda a cobertura cartográfica do território nacional continental e ultramarino.

Apesar de tudo, outubro foi um rico mês e novembro promete ser igual.

A Visão conversou com Manuel Carmo Gomes, sobre a vacina contra a COVID-19 em crianças entre os cinco e os 11 anos e ainda sobre quem deve ser vacinado na época da gripe.

A COP 26 já começou e deve durar cerca de 13 dias. Inicialmente estava marcada para novembro do ano passado, mas teve que ser adiada por causa da pandemia. Sobre este tema vale a pena ouvir Ricardo Trigo em entrevista ao Público, assim como ler os comentários de Jorge Palmeirim, ao mesmo jornal. O mundo está em alerta vermelho. É fundamental prestar atenção aos cientistas, por essa razão a Visão convidou quatro respeitados cientistas portugueses – Carlos da Camara, Filipe Duarte Santos, Pedro Matos Soares e Carlos A. Cupeto - na área do clima para escreverem, em exclusivo para esta revista, sobre o presente e o futuro de Portugal e do mundo.

Amanhã em Portugal é Dia de Todos os Santos e por esse motivo é feriado, a semana promete ser boa com Música e Ciência, a 3 de novembro; uma mostra bibliográfica dedicada às Alterações Climáticas e que vai estar em exibição até ao final do ano, na sala de leitura da Biblioteca do edifício C4; e o lançamento do livro "Transmissão de Calor - Uma abordagem teórico-prática".

O dia de amanhã, ainda que não esteja garantido, é uma série ininterrupta e eterna de instantes e é nosso.

Ana Subtil Simões, Área Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt