Opinião

Um outro Portugal

Pilar com frase

O press kit da Faculdade tem uma página de especialistas com 162 nomes e mais de 200 temas científicos. É fundamental que os mass media coloquem a ciência no centro das atenções

Unsplash - Jon Tyson
Ana Subtil Simões
Ana Subtil Simões
Fonte ACI Ciências ULisboa

O press kit da Faculdade tem uma página de especialistas com 162 nomes: professores, cientistas dispostos a dar a cara pela Faculdade e pela ciência. É uma enorme responsabilidade e acarreta uma exposição pública que tem um preço, muitas vezes elevado, ainda assim, os nossos especialistas entendem esta atividade como serviço público e uma possibilidade de expandir os conhecimentos, transferindo-os para a sociedade e promovendo a cultura científica.

A Faculdade identificou nessa página mais de 200 temas científicos em que estas pessoas podem ser úteis, mas existem mais. É fundamental que os mass media coloquem a ciência no centro das atenções e há exemplos disso, como é caso de programas como Os Dias do Futuro, 90 segundos de Ciência, Antena 2 Ciência, Falar Global, E=mc², Som Ambiente, Minuto Verde, Biosfera ou Muito Barulho Para Nada, que esteve no ar durante 52 semanas e cujo último episódio contou com a presença das nossas investigadoras Ana Mourato e Filomena Martins, que falaram sobre a tabela periódica e o livro editado pela Faculdade.

"É tempo dos noticiários e das primeiras páginas darem cobertura aos projetos científicos que não só trazem financiamento para as nossas instituições, como permitem o desenvolvimento de teses e a transferência de conhecimento para as empresas."

Valorizar o conhecimento é a oportunidade para dar a conhecer um outro Portugal que tantas vezes passa despercebido. É tempo dos noticiários e das primeiras páginas darem cobertura aos projetos científicos que não só trazem financiamento para as nossas instituições, como permitem o desenvolvimento de teses e a transferência de conhecimento para as empresas. É tempo de valorizar outros pensamentos, dessa forma saberemos mais amanhã, do que hoje.

Ana Subtil Simões, Área Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
O compromisso é informar com rigor