Concurso de ideias

Logótipo do Laboratório Vivo para a Sustentabilidade, sobre um fundo branco

Foram recebidas 13 propostas no âmbito do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade, estando a decorrer a fase de avaliação.

 

O concurso de ideias é um concurso anual que visa identificar e promover iniciativas de membros de Ciências que possam contribuir para a sustentabilidade, nas suas várias vertentes, no campus e na sua interação com a cidade de Lisboa. O processo de seleção valorizará o potencial contributo para a sustentabilidade de Ciências assim como a viabilidade do projeto, incluindo um análise custo-benefício. O prémio é de 1000€ para a proposta vencedora.

As propostas devem ser elaboradas por equipas mistas formadas por estudantes, docentes, investigadores e/ou trabalhadores não docentes de Ciências-ULisboa e outros cuja atividade decorra habitualmente no campus de Ciências, em áreas de intervenção como:

  • Utilização eficiente de energia e/ou água no campus de Ciências-ULisboa;
  • Geração e/ou utilização de energia;
  • Redução da produção de resíduos;
  • Redução da pegada ecológica de processos;
  • Criação de medidas que visem um maior bem-estar das comunidades;
  • Utilização de produtos locais;
  • Redução do impacto de Ciências-ULisboa na cidade de Lisboa, etc.

O júri será composto por Maria João Rodrigues, Diretora da Lisboa E-Nova, Júlia Alves, do Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade de Ciências e Jorge Maia Alves, da Direção de Ciências (ver Despacho D/36/2019, disponível mediante autenticação prévia).

O Diretor de Ciências assume o compromisso de envidar todos os esforços para implementar, na medida do possível, as propostas vencedoras, num processo a acompanhar pela(s) equipa(s) proponentes. O regulamento está disponível aqui.