Opinião

A agenda setting e os gatekeepers

Pessoa lendo um jornal
Unsplash - Ludovica Dri
Ana Subtil Simões
Ana Subtil Simões
Fonte ACI Ciências ULisboa

É inegável a influência dos meios de comunicação de massas no quotidiano das pessoas. A realidade social é representada por um cenário criado a partir dos meios de comunicação de massas. Os media acompanham-nos ao longo do dia e as nossas relações comunicativas são marcadas pelas suas temáticas.

O que interessa na agenda setting não é como as pessoas pensam, mas o que pensam, quais os temas mais importantes e que se falam mais.

Os gatekeepers - jornalistas e editores - definem o que será noticiado de acordo com o valor notícia, linha editorial e outros critérios.

Há um processo parcialmente subjetivo na perceção da realidade e a sua transmissão é distorcida pelas características dos meios de comunicação e do processo produtivo.

A agenda temática avalia a importância que os meios de comunicação de massas têm quando distribuem determinados temas, dando atenção a certos assuntos e esquecendo outros.

As audiências são condicionadas quanto o grau de importância que devem atribuir a um assunto e pela visibilidade que os media lhe conferem.

Ana Subtil Simões, Área Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt