Revista de Imprensa de 27 de fevereiro a 4 de março de 2024

Identidade gráfica do clipping da Ciências ULisboa
GICD DCI Ciências ULisboa

A Direção de Comunicação e Imagem da Ciências ULisboa apresenta os principais recortes de imprensa publicados entre 27 de fevereiro e 4 de março de 2024.

4 março 2024

• “Mértola recebe a 19 de Março seminário final dos projectos +Solo +Vida e LandUnderPressure” in Frutas, Legumes e Flores. O seminário é organizado pela Associação de Defesa do Património de Mértola e pela Ciências ULisboa.

3 março 2024

1 março 2024

• “Jogos cooperativos” in Antena 1 – 90 segundos de Ciência com o professor André Rodrigues.
  • "É fundamental sabermos o nosso valor e ter confiança nas nossas capacidades" in Liderança no Feminino ( edição impressa). Carla Padrel de Oliveira é reitora da Universidade Aberta de Portugal e licenciada em Química pela Ciências ULisboa.
  • “Dia Mundial da Audição: Avanços Tecnológicos e Científicos para a Inclusão das Pessoas com Deficiência Auditiva” in Medjournal. Helena Caria é uma das autoras do artigo. É doutorada em Genética pela Ciências ULisboa e docente na ESS/IPS.
  • Cursos in Agenda Cultural de Lisboa (edição impressa). O curso “As Origens das Galáxias na Era do Telescópio Espacial James Webb” do IA é orientado pelo professor José Afonso.
  • “O hidrogénio dourado e as dificuldades da descarbonização” in Indústria e Ambiente (edição impressa e online). Artigo da autoria do antigo aluno e professor jubilado da Ciências ULisboa, Filipe Duarte Santos.

29 fevereiro 2024

• “Rui Fonseca-Pinto empossado diretor da Escola Superior de Saúde de Leiria em 6 de março” in Central Press online. Rui Fonseca-Pinto concluiu o curso de especialização em Biofísica, na área de especialização de Física Médica e Engenharia Biomédica, e o doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) da Ciências ULisboa.
  • Start-up do mês: Nitrogen Sensing Solutions quer melhorar qualidade da água na aquacultura in Link to Leaders. O projeto foi desenvolvido por investigadores da Ciências ULisboa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Universitário Egas Moniz.

28 fevereiro 2024

• “Enguia presente nas ribeiras da Madeira apesar de não ocupar todo o habitat disponível” in Diário de Notícias da Madeira, Jornal da Madeira online. O trabalho de investigação científica sobre a presença da Europeia Anguilla anguilla nos sistemas de água doce da Madeira, o único peixe nativo de água doce na Região da Macaronésia, foi desenvolvido com a parceria do MARE Ciências ULisboa, da Universidade de Oxford e de outras instituições.
  • Nomes apagados e descobertas usurpadas: a história das mulheres na ciência” in Público online e edição impressa. Destaque para a cientista Branca Edmée Marques, licenciada em Ciências Físico-Químicas em 1926, na Ciências ULisboa, onde iniciou a sua carreira docente em 1925 (como professora assistente), tendo sido durante vários anos a única mulher entre professores e funcionários do Laboratório de Química da Faculdade de Ciências.
  • “50 anos de políticas ambientais em Portugal” in As Artes entre as Letras. O cientista Carlos Fiolhais escreve sobre o livro “50 anos de políticas ambientais em Portugal. Da Conferência de Estocolmo à atualidade”, que conta com a participação de Filipe Duarte Santos.
  • “‘APREN’ Premeia quatro Trabalhos Académicos de Excelência na Área das Renováveis” in Mais Algarve, Construir. Jorge Maia Alves integra o júri.
  • “Municípios de Angra do Heroísmo e Lagoa receberam distinção da ODSlocal” in Audiência - Grande Porto - Audiência - Ribeira Grande. Filipe Duarte Santos participou na cerimónia.
  • "Factos e narrativas esquecidos do movimento estudantil: o movimento associativo de Ciências de Lisboa (1969-1973)" in Estrategizando online.
  • "Portugal é um dos países onde se gasta mais água" in O Mirante. Declarações do professor Pedro Matos Soares.
  • “Nova Ágora propõe reflexão coletiva para o bom uso da inteligência artificial” in Diário do Minho edição impressa e online. A primeira sessão da Nova Ágora 2024 realiza-se no dia 8 de março e tem por tema “Inteligência artificial”. Um dos oradores é o professor jubilado da Ciências ULisboa, Hélder Coelho, considerado um pioneiro da Inteligência Artificial em Portugal.

27 fevereiro 2024