Revista de Imprensa de 13 a 19 de fevereiro de 2024

Identidade gráfica do clipping da Ciências ULisboa
GICD DCI Ciências ULisboa

A Direção de Comunicação e Imagem da Ciências ULisboa apresenta os principais recortes de imprensa publicados entre 13 e 19 fevereiro de 2024.

19 fevereiro 2024

• Oceano Atlântico vai fechar-se dentro de 20 milhões de anos in Jornal de Notícias edição impressa, Ambiente Magazine Online e NOVO Online. Novo estudo resulta da colaboração entre os cientistas da Ciências ULisboa e Instituto Dom Luiz - João Duarte e Filipe Rosas - e cientistas da Johannes Gutenberg University Mainz (JGU), na Alemanha.
  • IPSetúbal: A Criar com Scratch! in Ensino Magazine Online. Os trabalhos, a enviar por equipas até ao próximo dia 5 de abril, terão de ser obrigatoriamente elaborados em linguagem de programação Scratch, inspirando-se no tema ‘Satélites... de Titã ao Telescópio Espacial Hubble’, escolhido para a edição de 2023/2024 e apresentada em novembro, na conferência de lançamento, por Rafael Silva, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) da Ciências ULisboa.
  • As alterações climáticas chegaram ao interior de Portugal. Como estão os territórios a responder? in Expresso online. A análise da equipa técnica do Roteiro Nacional para a Adaptação 20100 - liderada pelo professor Pedro Matos Soares da Ciências ULisboa e investigador do Instituto Dom Luiz - mostra que, no cenário mais gravoso, o sudoeste de Portugal perderá 30% a 40% da chuva anual até ao final deste século..

18 fevereiro 2024

17 fevereiro 2024

• Ciência e Ambiente Evolução geológica no planeta - Primeiros sinais da morte do Atlântico captados por geólogos portugueses in BOB FM, MediumPúblico online e edição impressa, Diário de Notícias online. Novo estudo resulta da colaboração entre os cientistas João Duarte e Filipe Rosas e cientistas da JGU.

16 fevereiro 2024

15 fevereiro 20024

• “Geologists found out how long it will take for the Atlantic to begin to turn into a closed body of water 02:00” in DiscoverPhys org, Social Bites. Novo estudo resulta da colaboração entre os cientistas João Duarte e Filipe Rosas e cientistas da JGU.

• Agenda Estratégica para o Futuro in Diana FM online. A Fundação Eugénio de Almeida promoveu a apresentação do livro Agenda Estratégica para o Futuro. Filipe Duarte Santos, antigo aluno e professor jubilado da Ciências ULisboa, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS, foi um dos oradores.

• Centro de Ciências do Mar apoia dois parques eólicos ´offshore´ em Portugal in Tv online Viana TV. Na assinatura do acordo participaram Pedro Raposo Almeida, diretor do MARE, e Enrique de Farago, Manuel Monteiro e Tiago Morais, em representação da IberBlue Wind, bem como os investigadores José Lino Costa e Bernardo Quintella, daquele centro científico, pólo da Ciências ULisboa e Hugo Miranda, vice-diretor da Ciências ULisboa.

14 fevereiro 2024