No âmbito de uma dissertação de mestrado do mestrado integrado em engenharia da energia e do ambiente foi feito um levantamento de consumos em 2017, 2018 e 2019 de:
- energia elétrica;
- gás natural;
- azoto líquido;
- líquido refrigerante para equipamentos de ar condicionado;
- água;
- gasolina, gasóleo e eletricidade em transportes casa-Ciências ULisboa-casa;
- gasolina, gasóleo, eletricidade em transportes casa-viagem cientifica-casa;
- papel, plástico, vidro;
- comida;
- tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU).
O inquérito às deslocações casa-Ciências ULisboa-casa foi feito em 2017 (https://repositorio.ul.pt/handle/10451/45492) e voltou a repetir-se em 2022, no âmbito da grupo de trabalho dedicado à mobilidade sustentável da Rede Campus Sustentável (RCS-Portugal). O inquérito às deslocações casa-viagem cientifica-casa foi feito em 2019 e neste momento está a averiguar-se a possibilidade da sua repetição.
Metodologia
A pegada carbónica seguiu o GreenHouse Gas protocol (World Council for Sustainable Development e World Resources Institute) e a base de cálculo do DEFRA (Department for Business, Energy & Industrial Strategy of UK), de acesso público. Nesta metodologia as emissões são divididas em diretas (âmbito 1) e indiretas (âmbito 2 e âmbito 3).
Gases de efeito de estufa (GEE) associados às fontes de emissão. Adaptado: GHG protocol. |
Resultados
Pegada de Carbono da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
Conclusões
Tipicamente a nossa pegada carbónica anda à volta de 1,6 toneladas de CO2 equivalente per capita. Dado que entre estudantes, docentes e funcionários somos cerca de 6000 pessoas isto representa anualmente a emissão de 9600 toneladas de emissões de gás com efeito de estufa. De salientar que as deslocações pendulares casa-Ciências ULisboa-casa são responsáveis por 45% das emissões, seguidas da eletricidade (21%) e da refrigeração (14%). O ensino da mobilidade sustentável (unidade curricular de 2.º e 3.º ciclos) pode contribuir para diminuir o impacto das deslocações pendulares, bem como das viagens científicas.