Gestão de Projetos

Departamento: Informática
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática;

Procura-se que o aluno tenha uma exposição a toda a área de gestão e planeamento de projectos, de acordo com os standards internacionais (PMI). Espera-se como resultado que os alunos aprovados tenham as competências correspondentes o primeiro passo do processo de certificação de um Gestor de Projectos (PMI). As competências a desenvolver prendem-se com a consciência dos grandes desafios da gestão e planeamento de projectos e o conhecimento, consolidado na prática e na teoria, das aproximações e métodos principais de planeamento e controle de projectos.

Sem pré-requisitos

Introduzem-se os seguintes assuntos, abordados sequencialmente ao longo do curso:

*O trabalho de gestão de projectos: o gestor, a equipa e a organização; *A selecção de projectos: métodos quantitativos e qualitativos; Introdução à análise financeira; *Planeamento de projectos: divisão de trabalho; orçamentação, cálculo de custos e incerteza; calendarização e ajustes temporais; Alocação de recursos e distribuição de recursos escassos; Indicadores e critérios de avaliação; Gestão de risco; Replaneamento de planos de projectos; *Gestão de projectos: controlo, a monitorização e avaliação de projectos; relatórios, sistemas de controlo, reuniões e auditorias; conclusão e fecho de projectos; *Ferramentas para a gestão e planeamento de projectos; *Casos reais de gestão de projectos.

O gestor de projectos e as suas características principais. A interacção com as equipas os gestores e os clientes e o seu enquadramento na organização. Principais características de um projecto e os tipos de projecto e programa. Estratégias de gestão de projectos: pura, funcional e matricial. Incerteza e gestão do risco. O processo de selecção de projectos: métodos numéricos e não numéricos. Introdução à análise financeira. Métodos de inclusão da incerteza na avaliação de um projecto.

Planeamento do projecto: O Plano do Projecto, a Estrutura de Divisão do Trabalho (WBS). O Gráfico Linear de Responsabilidades. Gestão de equipas multidisplinares. Coordenação de interfaces, integração da gestão e engenharia concorrente. Orçamentação e calendarização de projectos. Diagramas PERT/CPM. Caminhos críticos e folgas. Simulação vs. métodos estatísticos. Re-calendarizar um projecto. Afectação de recursos. A importância dos recursos na expedição. Carregar e nivelar um projecto. A cadeia comum de eventos e a cadeia crítica de Goldratt. Monitorização e controle de projectos. O ciclo de Planeamento, Monitorização e Controle. Conceito de Valor Ganho e métricas de monitorização. Controle de projectos: sistemas e ferramentas. O problema do scope creep. Conclusão de Projectos. Mecanismos de avaliação. Auditorias: tipos e elementos do relatório.

Componente Teórica-Prática

Exercícios sobre todos os tópicos abordados nas aulas teóricas, em particular: Análise financeira. Análise de risco. Gestão de equipas. Planeamento, orçamentação e gestão de risco. Calendarização. Diagramas PERT/CPM e Gantt. Afectação de recursos e monitorização. Familiarização com ferramentas de suporte ao planeamento de gestão de projectos, incluindo ferramentas computacionais, tais como funções específicas do Excel e Ms Project.

Componente Prática

Os estudantes entregam um plano de projecto completo no final da disciplina.

Mantel, SJ, Meredith, J, Shafer, SM, Sutton, MM, 2005 Project Management in Practice. 2nd Edition John Wiley and Sons. ISBN:0-471-22965-2

Planos de projecto reais/Real world project plans

Exposição e discussão de matéria nas aulas teóricas e teórico-praticas. Acompanhamento e discussão dos exercícios práticos, do trabalho com as ferramentas computacionais e do projecto a elaborar com os alunos nas aulas teórico-práticas e em horários de apoio. Na elaboração do projecto é incentivada a criatividade, o trabalho em equipa e o empreendedorismo na proximidade com o mundo real – os projectos devem almejar a viabilidade financeira.

A avaliação é composta por um exame final (50%), individual, e um projecto em grupo (50%). O último tem como entrega final um plano de projecto completo.

Inglês ou Português