À conversa com… João Telhada

Global Management Challenge

João Telhada em reunião com uma das quatro equipas da Faculdade, presentes no GMC 2020

Imagem cedida por JT

Ciências ULisboa deseja bons desafios a todos os participantes desta 41.ª edição do GMC, em especial aos seus estudantes: Francisco Monteiro (MA), Nirav Jivan (MA), Joana Silva (MA), Samuel Branco (MA) e Pedro Campina (MA) - equipa CGD/MATHFCUL; Tiago Lomba (EBB), Inês Caipiro (EF), João Padrela (EBB), Patrícia Rodrigues (EBB) e Ricardo Edgar Silva (EF) - equipa FIDELIDADE/CASHIX; Vasco Silva (EBB), Catarina Camarate (EBB), Ema Lopes (EBB), Henrique Barbosa (EBB) e Joana Brites (EBB) - equipa FUJITSU/MEDTEC; Henrique Santos (MA), João Santos (EEA), Miguel Ferreira (TI) e Sara Gomes (MA) - equipa FUJITSU/ENGEMATI. Francisco Monteiro, Tiago Lomba, Vasco Silva e Henrique Santos são os líderes das equipas.

Ciências ULisboa volta a participar com equipas de estudantes no Global Management Challenge (GMC).

“Esta competição, organizada pela SDG – Simuladores e Modelos de Gestão e pelo jornal Expresso, é uma das iniciativas mais faladas no mundo no que toca a simuladores de gestão”, conta João Telhada, professor do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Ciências ULisboa e um dos principais dinamizadores deste concurso na Faculdade, sobretudo pela alegria de ver os estudantes adquirirem outro tipo de conhecimentos.

No passado dia 16 de junho começou a 1ª fase do GMC 2020, que conta com quatro equipas desta faculdade compostas por alunos dos mestrados integrados em Engenharia Biomédica e Biofísica (EBB), em Engenharia da Energia e do Ambiente (EEA) e em Engenharia Física (EF), assim como alunos das licenciaturas em Matemática Aplicada (MA) e Tecnologias de Informação (TI).

“Trata-se de um conjunto de 19 alunos muito entusiasmados com esta experiência, tendo já demonstrado uma excelente capacidade de trabalho e organização na fase preparatória que temos levado a cabo desde o final de abril”, comenta João Telhada. As equipas funcionam sob a sua supervisão. O professor valoriza principalmente a autonomia e a capacidade de superar desafios complexos, sendo que a competição acontece normalmente durante a época de aulas e exames destes alunos e este ano num contexto muito diferente, devido à pandemia.

Ainda assim o esquema do GMC continua o mesmo: uma primeira fase de treino; duas voltas, uma neste período do ano, outra normalmente em setembro, outubro. Cada volta é composta por cinco decisões: uma por cada semana. As equipas são formadas por estudantes ou por quadros de empresas, sendo que também existem equipas mistas. Os primeiros classificados da segunda volta disputam a final nacional, que costuma acontecer no final do ano, o vencedor da final nacional participa na final internacional que ocorre no ano seguinte, normalmente na primavera.

“Trata-se de um conjunto de 19 alunos muito entusiasmados com esta experiência, tendo já demonstrado uma excelente capacidade de trabalho e organização na fase preparatória que temos levado a cabo desde o final de abril.”
João Telhada, professor DEIO Ciências ULisboa e mentor das equipas da Faculdade no GMC

Este ano, após a 1.ª decisão da 1.ª volta, duas das equipas da Faculdade estão em 1.º lugar nos respetivos grupos e outras duas em 2.º. Os resultados da 2.ª decisão também já são conhecidos: uma permanece em 1.º lugar e outras três em 2.º lugar nos respetivos grupos. “Isto está num excelente caminho, com as equipas motivadas”, comenta João Telhada.

“Eles ‘atrevem-se’ a competir sem medo, contra ´tubarões’ provenientes de escolas de gestão, e conseguem transpor essa dificuldade, revelando a capacidade analítica que resulta do ensino que Ciências ULisboa lhes proporciona”, diz João Telhada sobre as equipas da Faculdade e que este ano são patrocinadas pela Caixa Geral de Depósitos, Fujitsu e Fidelidade. “Pese embora as dificuldades que vivemos atualmente, foi possível encontrar apoio para financiar as inscrições das nossas equipas - cada equipa paga 1.750€+IVA de inscrição”, salienta.

Aplicar a teoria em questões práticas

Desde 2011 que Ciências ULisboa participa com equipas de estudantes no GMC. Na opinião de João Telhada, a experiência universitária passa por adquirir um conjunto de soft skills, normalmente em ambiente fora da sala de aula, por isso o professor defende que se deve ajustar a carga letiva com idênticos objetivos e exigências, garantindo cada vez mais a possibilidade dos estudantes participarem neste tipo de concursos.

João Telhada com os alunos da 2,ª volta do GMC 2019
À 2.ª volta em 2019 competiram cinco alunos da licenciatura em Matemática. uma equipa patrocinada pela Fidelidade e que na 1.ª volta foi a 19ª melhor a nível nacional
Fonte ACI Ciências ULisboa

Na edição do ano passado, Ciências ULisboa esteve representada nesta competição com seis equipas. À 2.ª volta em 2019 competiram cinco alunos da licenciatura em Matemática - Daniela Alberto, João Chaves, Luís Viola, Mafalda Silva e Pedro Carvalho -, uma equipa patrocinada pela Fidelidade e que na 1.ª volta foi a 19ª melhor a nível nacional, se se ordenar o desempenho de todas as 200 participantes. No verão do ano do passado foi possível ouvir esses alunos, da Matemática pura, que escolheram esta Faculdade como 1.ª opção. Todos salientaram que a aprendizagem foi o mais importante desta experiência.

“A aprendizagem foi o mais importante. Fomos confrontados com muita informação nas decisões e deu para recolher muita informação, que ajudou bastante na aula de Economia e Gestão.”
Pedro Carvalho, aluno Ciências ULisboa e participante do GMC 2019

O professor João Telhada corrobora estas opiniões, defendendo que ao frequentarem este tipo de desafio, os alunos aprendem de uma forma prática: adquirem competências técnicas e consolidam alguns conceitos, destacando também que o objetivo essencial não é a classificação final. “Há equipas que têm pessoas com uma formação forte na área da Economia e Gestão e dominam à partida outros conceitos, que os nossos alunos têm que aprender enquanto estão a competir, ou porque são constituídas por quadros de empresas e já são pessoas que têm experiência profissional”, conclui.

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.

Milestone mistura estudantes com quadros”, in Expresso, setembro 2019, destaque para Isabel Nobre, aluna do Mestrado em Matemática e que em 2019 recebeu o prémio Milestone. “Viagem em equipa ao mundo real das empresas”, in Expresso, novembro de 2019, destaque para a participação de Inês Oliveira, antiga aluna de Matemática Aplicada da Ciências ULisboa e que já havia participado no GMC pela Faculdade anteriormente, numa equipa tutorada pelo professor João Telhada. Este mês e o próximo, o jornal Expresso publica artigos sobre os primeiros classificados de cada grupo. Fique atento!

A final nacional do GMC 2019 aconteceu no passado mês de janeiro. A equipa de quadros CGD_BUSINESS PLAN consagrou-se vencedora e irá representar Portugal na final internacional, em Lisboa, que devido à COVID-19 foi adiada, por agora, para outubro deste ano. Um mês depois, em novembro deverá acontecer a Final Nacional do GMC 2020 e em abril de 2021, em Macau, a final internacional.

O GMC é considerado por muitos a maior competição de gestão do mundo, com equipas provenientes de mais de 30 países. Esta competição é fortemente suportada pelo grupo Impresa, que tem apoiado a divulgação das equipas portuguesas participantes, com notícias e reportagens, sobretudo no Expresso e também na SIC.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Páginas