Crónica de uma viagem

Missão à ilha Brava – Parte III

Ilha Brava vista de Este durante a travessia do canal Fogo-Brava. Fotografia tirada em 2006

José Madeira

José Madeira
Imagem cedida por JM

Após avaliações in situ e reuniões com as autoridades da Brava a equipa conjunta das Nações Unidas e União Europeia viajou para a vizinha ilha do Fogo na manhã do dia 13 de Agosto a bordo da vedeta “Guardião” da Guarda Costeira Cabo-verdiana.

Nessa mesma manhã foi efectuada uma reunião na Câmara Municipal de S. Filipe com o presidente da Câmara da cidade e com o vereador do município de Santa Catarina, não tendo sido possível a presença de um representante do município de Mosteiros. Durante a tarde, parte da equipa visitou e avaliou locais de alojamento para refugiados e de armazenamento de equipamentos de apoio no município de S. Filipe. No resto do dia e no dia seguinte a equipa continuou a trabalhar na produção do relatório. No dia 15 de Agosto foi efectuada uma visita de campo à ilha do Fogo, incluindo a área da Chã das Caldeiras afectada pela recente erupção de 2014/2015.

A 16 de Agosto a equipa regressou à cidade da Praia para conclusão dos trabalhos. O grupo de peritos enviados pela ERCC (European Response Coordination Centre) reuniu nessa tarde com o embaixador (José Pinto Teixeira) e com o encarregado de negócios (Luís Maia) da União Europeia tendo sido feita uma apresentação dos resultados e do modo como decorreu a missão. No dia seguinte efectuaram-se apresentações sucessivas do relatório da missão UNDAC (United Nations Disaster Assessment and Coordination) /ERCC, primeiro à delegação das Nações Unidas (na presença de Ulrike Richardson, delegada das Nações Unidas, Mariano Salazar da Organização Mundial de Saúde e Remi Nonowondim da FAO), seguindo-se debriefings com o Gabinete de Crise criado pelo Governo de Cabo Verde para lidar com a situação e com representantes do corpo diplomático acreditado na Praia. Em representação do Gabinete de Crise estiveram presentes a ministra da Justiça (em representação do ministro da Administração Interna), a ministra da Educação e Inclusão Social, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, o ministro das Infra-estruturas e Transportes, um representante do Ministério da Agricultura e Ambiente e o presidente da Protecção Civil, para além do capitão dos Portos de Sotavento (em representação da Autoridade Marítima Portuária), elementos da Universidade de Cabo Verde, o embaixador da UE e a delegada das Nações Unidas. Na reunião com o corpo diplomático estiveram presentes os embaixadores da União Europeia, Rússia, China, França, Brasil, Costa do Marfim, Senegal, representantes das embaixadas de Espanha e Estados Unidos da América, os ministros da Justiça e dos Negócios Estrangeiros e da Defesa e a delegada das Nações Unidas.

Nos dias subsequentes a equipa trabalhou na conclusão do relatório das Nações Unidas e no relatório dos peritos para a União Europeia. O regresso da equipa de peritos da UE efectuou-se na madrugada de 20 para 21 de Agosto.

Realça-se o espírito de equipa e a complementaridade das competências dos membros que a constituíram, em particular porque nenhum se conhecia previamente e porque os peritos destacados pela ERCC nunca haviam participado numa missão deste tipo.

No momento actual o alerta de potencial erupção ainda não terminou uma vez que a actividade sísmica se mantém acima dos valores normais.

Nota da redação: o autor não segue o atual Acordo Ortográfico.

José Madeira, professor do Departamento de Geologia e investigador do Instituto Dom Luiz
Natal

Mensagem da direção de CIÊNCIAS para a quadra festiva

Como vai o Pai Natal entregar milhões de prendas? E se alguém estiver com gripe?

Rúben Matos posa para uma foto no edifício C6 da Faculdade de Ciências da ULisboa

Pensar soluções que melhorem a integração dos estudantes de intercâmbio na vida académica, social e cultural das universidades parceiras da Unite!. É este o objetivo do Hackathon Solve & Unite, que se realizará de 6 a 9 de abril de 2026 em Barcelona.

Estudantes assistem à palestra de Rui Agostinho durante a Conferência de Natal de CIÊNCIAS

Um convite a revisitar o ano através do olhar de quem fez a Faculdade acontecer.

Peneireiro-de-dorso-malhado

Mais de 80 por cento das aves de rapina portuguesas podem estar contaminadas por raticidas anticoagulantes.

projeto NarcoWake

Competição de inovação na área da saúde decorreu na Madeira 

Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

Páginas