Opinião

É tempo de celebrar as plantas

Imagem termográfica de plantas de Arabidopsis thaliana irrigadas (controlo) e em condições de secura (stresse)

Jorge Marques da Silva & Ana Rita Matos

Jorge Marques da Silva
Fonte Vanda Marques da Silva

As plantas estão por todo o lado. Se não as temos em casa, deparamo-nos seguramente com elas mal saímos, nas alamedas e nos parques das cidades, ou a marcar as paisagens mais rurais. E ainda antes de sairmos, já contactámos com os seus produtos, no algodão das calças que vestimos ou no café do pequeno-almoço.

As plantas estão por todo o lado, são-nos indispensáveis de diversas formas, mas a nossa consciência, individual e coletiva, da sua importância, é ainda muito limitada.

Quando pensamos na relevância das plantas, lembramo-nos, antes do mais, da alimentação. E não é pouca coisa, o desafio de alimentar uma população mundial crescente num cenário climático em mudança é enorme, e exige um esforço de investigação adequado, desde o desenvolvimento de variedades mais produtivas e resistentes ao stresse, à construção de agro-sistemas mais sustentáveis ambiental e socialmente. Mas a importância das plantas extravasa o âmbito da agricultura, pensemos no papel que estas desempenham nos serviços de ecossistemas (por exemplo, na estabilização de solos e recarga de aquíferos), lembremos as muitas moléculas de utilização farmacológica extraídas de plantas, recordemos que os combustíveis fósseis, suporte das sociedades contemporâneas, foram essencialmente produzidos por plantas, em eras geológicas passadas.

Consciente da imperiosa necessidade de promover as ciências das plantas nas agendas políticas, a European Plant Science Organization, estrutura académica independente que congrega mais de 220 entidades de 31 países da Europa, promove diversas iniciativas, merecendo destaque o Dia Europeu do Fascínio das Plantas, celebrado a 18 de maio.

A Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal (SPFV) é o parceiro coordenador nacional desta iniciativa, papel que tem vindo a desempenhar com o apoio do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova e Lisboa. Este ano, a SPFV, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Sintra, trouxe à FCUL a exposição interativa “Há Vida na Terra:  Plantas - Luz - Solo”, que tem sido visitada por escolas da região de Lisboa durante toda a semana. Em paralelo, decorre no Departamento de Biologia Vegetal um ciclo de conferências alusivas às ciências das plantas.

Jorge Marques da Silva, professor do Departamento de Biologia Vegetal e investigador do BioISI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Gerhard Dorn, investigador da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa

Edifício C5

Número de investigadores citados voltou a aumentar em 2024

Empresa sediada no Tec Labs vai fazer testes em modelos animais

Unite!Widening pretende promover as melhores práticas na gestão da ciência

Candidaturas para profissionais administrativos terminam a 21 de setembro 

Ilustração de buraco negro

Os dados do Quasar RACS J0320-35 abriram novas pistas teóricas

Feira dos Núcleos de Estudantes

Feira registou estreia de três novos núcleos de estudantes 

Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026.

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Miguel Pinto, doutorando de CIÊNCIAS

Doutorando de CIÊNCIAS vai pôr à prova teoria alternativa durante passagem pelos EUA 

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS, revela as expectativas para o novo ano letivo 

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

Grande auditório no arranque do ano letivo

Cerimónia juntou alunos no Grande Auditório para o início do novo ano

Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Céu

CIÊNCIAS ULisboa lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Vista do cabo de São Vicente

Estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) traz nova explicação para os grandes sismos que afetaram Lisboa em 1755 e 1969.  

Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o mais antigo, influente e conceituado ranking mundial

Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

Páginas