Presentation of the PhD Projects
NETwork - Functional role of members of the NET family in membrane-actin interactions - Rita Catarino
Transcriptomic screen for DIS3 and DIS3L1 exosome subunits-associated functional networks in colorectal cancer - Paulo Costa
Poster Discussion
The ER quality control: dissecting protein networks to identify drug targets for Cystic Fibrosis - Sara Canato
Anoctamins ‐ A novel family of ion channels with extended functions and significance in disease - Joana Lérias
Role of CFTR and Anoctamins Proteins in Cystic Fibrosis and Other Lung Diseases - Arthur Kmit
Using a systems approach to identify the mechanism of action of correctors - Nikhil Awatade
System Biology Approach for Cardiovascular Medicine- Cibelle Mariano
Systems Medicine approach to improve diagnosis and prognosis in Autism Spectrum Disorders (ASD), based on extensive genomic, biochemical and clinical data - Muhammad Asif
Gene networks for motor neuron degeneration: from disease model transcriptomes to cellular systems - Hugo Santos
Genome-wide siRNA screen for modulators of CFTR surface retention - Ana Margarida Matos
Regulation of epithelial chloride transport by phospho-tyrosine-initiated protein networks- Cláudia Loureiro
Physiological and disease state modelling for Cystic Fibrosis - Daniel Olivença
Com o objetivo de apresentar o programa doutoral BioSys, a respetiva avaliação dos alunos da 1.ª edição e introduzir os novos estudantes nacionais e estrangeiros da edição 2014/2015, realizou-se no salão Nobre da Reitoria da ULisboa o 1st BioSys PhD Day.
Este programa, fortemente apoiado no centro de investigação da FCT sediado em Ciências – BioISI – Biosystems & Integrative Sciencies Institute -, relaciona-se com a área da Biologia de Sistemas, uma temática ainda pouco estudada em Portugal.
Margarida Amaral, professora do Departamento de Química e Bioquímica de Ciências e coordenadora do BioSys, explica que esta é uma área que “[apareceu] na chamada ‘era pós-genómica’ da Biologia, ou seja, um campo que tem surgido como uma ‘ciência emergente’ para desbravar os enormes recursos, que são os dados gerados pelas novas metodologias da Biologia, que estudam as células, os tecidos, os organismos (até ao homem) à escala global dos genomas e dos seus produtos”.
O BioSys conta com um elevado número de professores internacionais, oriundos de instituições como: Karolinska Institute, University of Geneva, Ludvig Institute of Cancer, University of Belfast, University of Freiburg, University of Regensburg, EMBL, EMBL-EBI Hinxton, Harvard University, Georgia Institute of Technology, entre outras.
Em cada edição são recrutados 11 estudantes, aos quais são atribuídas cinco bolsas nacionais e seis bolsas mistas. As bolsas nacionais dizem respeito a projetos totalmente executados no país, as bolsas mistas são desenvolvidas em Portugal e no estrangeiro.
Margarida Amaral carateriza o programa como sendo altamente inovador, o que o torna “[num] enorme estímulo”. Aos estudantes que podem vir a fazer parte deste programa a professora deixa a mensagem: “contamos fortemente [convosco], como jovens cientistas, para serem os pioneiros numa nova área científica em Portugal (e ainda jovem no mundo), e como tal podem vir a servir de exemplo para muitos outros que lhes sigam as pegadas”.
O programa tem quatro edições, “termina quatro anos após o início da 4.ª edição, em 2020, quando os 11 alunos da última edição submeterem e defenderem as respetivas teses”.