1st BioSys PhD Day

Presentation of the PhD Projects

NETwork - Functional role of members of the NET family in membrane-actin interactions - Rita Catarino

Transcriptomic screen for DIS3 and DIS3L1 exosome subunits-associated functional networks in colorectal cancer - Paulo Costa

Poster Discussion

The ER quality control: dissecting protein networks to identify drug targets for Cystic Fibrosis - Sara Canato

Anoctamins ‐ A novel family of ion channels with extended functions and significance in disease - Joana Lérias

Role of CFTR and Anoctamins Proteins in Cystic Fibrosis and Other Lung Diseases - Arthur Kmit

Using a systems approach to identify the mechanism of action of correctors - Nikhil Awatade

System Biology Approach for Cardiovascular Medicine- Cibelle Mariano

Systems Medicine approach to improve diagnosis and prognosis in Autism Spectrum Disorders (ASD), based on extensive genomic, biochemical and clinical data - Muhammad Asif

Gene networks for motor neuron degeneration: from disease model transcriptomes to cellular systems - Hugo Santos

Genome-wide siRNA screen for modulators of CFTR surface retention - Ana Margarida Matos

Regulation of epithelial chloride transport by phospho-tyrosine-initiated protein networks- Cláudia Loureiro

Physiological and disease state modelling for Cystic Fibrosis - Daniel Olivença

Com o objetivo de apresentar o programa doutoral BioSys, a respetiva avaliação dos alunos da 1.ª edição e introduzir os novos estudantes nacionais e estrangeiros da edição 2014/2015, realizou-se no salão Nobre da Reitoria da ULisboa o 1st BioSys PhD Day.

Este programa, fortemente apoiado no centro de investigação da FCT sediado em Ciências – BioISI – Biosystems & Integrative Sciencies Institute -, relaciona-se com a área da Biologia de Sistemas, uma temática ainda pouco estudada em Portugal.

Margarida Amaral, professora do Departamento de Química e Bioquímica de Ciências e coordenadora do BioSys, explica que esta é uma área que “[apareceu] na chamada ‘era pós-genómica’ da Biologia, ou seja, um campo que tem surgido como uma ‘ciência emergente’ para desbravar os enormes recursos, que são os dados gerados pelas novas metodologias da Biologia, que estudam as células, os tecidos, os organismos (até ao homem) à escala global dos genomas e dos seus produtos”.

Oradores sentados
 No evento deu-se a avaliação dos alunos da 1.ª edição do programa BioSys e introduziu-se os novos estudantes nacionais e estrangeiros da edição 2014/2015
Fonte GCIC

O BioSys conta com um elevado número de professores internacionais, oriundos de instituições como: Karolinska Institute, University of Geneva, Ludvig Institute of Cancer, University of Belfast, University of Freiburg, University of Regensburg, EMBL, EMBL-EBI Hinxton, Harvard University, Georgia Institute of Technology, entre outras.

Em cada edição são recrutados 11 estudantes, aos quais são atribuídas cinco bolsas nacionais e seis bolsas mistas. As bolsas nacionais dizem respeito a projetos totalmente executados no país, as bolsas mistas são desenvolvidas em Portugal e no estrangeiro.

Pessoa consulta poster
No 1st BioSys PhD Day foi dado a conhecer o trabalho de 11 estudantes de doutoramento, através de apresentações e sessões de discussão de posters
Fonte GCIC

Margarida Amaral carateriza o programa como sendo altamente inovador, o que o torna “[num] enorme estímulo”. Aos estudantes que podem vir a fazer parte deste programa a professora deixa a mensagem: “contamos fortemente [convosco], como jovens cientistas, para serem os pioneiros numa nova área científica em Portugal (e ainda jovem no mundo), e como tal podem vir a servir de exemplo para muitos outros que lhes sigam as pegadas”.

O programa tem quatro edições, “termina quatro anos após o início da 4.ª edição, em 2020, quando os 11 alunos da última edição submeterem e defenderem as respetivas teses”.

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Páginas