Por definição, a segurança do trabalho é o conjunto de práticas e comportamentos que têm por objetivo promover a proteção do trabalhador no seu posto de trabalho. Envolve duas linhas de ação que, apesar de intimamente ligadas, implicam abordagens diferentes: a prevenção dos riscos profissionais e as respostas em caso de emergência.
Um sistema de prevenção de riscos profissionais depende do rigor na caracterização dos locais de trabalho, tarefas e atividades desenvolvidas. Para cada atividade, é necessário identificar os perigos (entendidos como as fontes ou situações com potencial para causar danos) e avaliar os riscos (que representam a combinação da probabilidade de ocorrência com a gravidade das consequências desses danos). A quantificação do risco permite a definição e implementação de medidas adequadas de prevenção e controlo e, assentando no princípio da melhoria contínua, o sistema deve ser revisto e acompanhado em permanência.
Na FCUL, só nas áreas da Biologia, Física e Química, existem mais de duzentos espaços laboratoriais, realizando-se, em cada um, dezenas de atividades diferentes e a cada novo projeto estão associadas outras tarefas diferentes das anteriores. Esta enorme diversidade de atividades traduz-se numa complexidade acrescida para a prevenção de riscos que depende, por inteiro, dos conhecimentos e do envolvimento dos docentes e investigadores da FCUL, enquanto verdadeiros especialistas nessas atividades.
As respostas em caso de emergência constituem o conjunto de meios materiais e humanos e de procedimentos que permitem minimizar as consequências em caso de perigo grave e iminente. Englobam, por exemplo, os planos específicos de primeiros socorros, de combate a incêndios, de evacuação das instalações e de controlo de fugas e derrames.
Independentemente da origem da emergência, cada plano específico define as respostas a cinco questões elementares: o que fazer, quem faz, como, quando e com que meios? É necessário definir os elementos que irão constituir a equipa de intervenção, elaborar os procedimentos de coordenação e de atuação de todos os intervenientes, proporcionar a formação adequada e definir os meios materiais necessários. Os simulacros, em que se criam cenários de emergência e se avaliam as respostas, permitem detetar e corrigir falhas nos meios e procedimentos e são fundamentais para manter os planos atualizados e para garantir respostas eficazes em situações reais.
A elaboração e implementação de qualquer medida de prevenção de riscos ou de qualquer plano de emergência na FCUL é um desafiante trabalho de equipa. Envolve a participação de várias unidades de serviços e departamentos da FCUL, a colaboração de outras estruturas da ULisboa (nomeadamente a área de sustentabilidade dos serviços centrais) e, naturalmente, o envolvimento e a participação dos membros da FCUL. A cultura de segurança em desenvolvimento na FCUL é baseada num objetivo comum e numa participação alargada. Por isso, não é lugar-comum afirmar que a segurança é de todos e para todos e que começa em cada um de nós.