Educação para os sismos em Portugal

A 13 de outubro de 2016 - no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes -, realiza-se em Ciências, uma vez mais, “A Terra Treme”, um exercício público de preparação para o risco sísmico. Sismos devastadores são marcos da história de Portugal, apesar de serem pouco frequentes em Portugal continental, uma região de deformação tectónica lenta.

Com o objetivo de sensibilizar e preparar para o risco sísmico e melhorar a qualidade de ensino da Sismologia e das Ciências da Terra em Portugal, Susana Custódio, Graça Silveira, Luís Matias e Catarina Matos desenvolveram um estudo sobre a educação para os sismos, adaptado à realidade de Portugal e a diferentes grupos etários e que foi capa de uma das edições deste ano da revista “Seismological Research Letters”.

O programa apresentado no artigo “Educating for Earthquake Science and Risk in a Tectonically Slowly Deforming Region” baseia-se em atividades adaptadas aos interesses e comportamentos de diferentes grupos etários e profissionais. Por exemplo, as crianças, mais livres de preconceitos, interiorizam facilmente os comportamentos adequados às situações de risco, em exercícios como simulação de sismos em mesas vibratórias. Os adolescentes, por sua vez, têm uma menor perceção do risco e uma maior perceção de controlo. As atividades direcionadas para esta faixa etária são, por isso, menos focadas no risco e mais na ciência e consistem em projetos escolares, como a operação de estações sismológicas.

No âmbito da 35.ª Assembleia Geral da Comissão Europeia de Sismologia ocorrida em setembro de 2016 em Trieste, em Itália, Susana Custódio presidiu à sessão “Earthquakes in regions of slow lithospheric deformation". Durante o acontecimento, que reuniu sismólogos, geólogos e engenheiros, Catarina Matos apresentou o tópico "Relationship between localized seismicity and lithospheric structure in a region of slow deformation (Alentejo, Portugal)". O forte sismo que se fez sentir em Amatrice na madrugada de 24 de agosto de 2016 não foi esquecido e a assembleia geral organizou uma sessão especial sobre o mesmo.

Para Susana Custódio, uma das autores do artigo, professora do DEGGE e investigadora do IDL, ter trabalhado num grupo constituído não só por cientistas, mas também por psicólogos e professores do ensino secundário permitiu reunir diferentes perspetivas e conhecimentos sobre o ensino e sobre comportamentos humanos, especialmente no que diz respeito ao risco sísmico e ao ensino da sismologia em faixas etárias com as quais os cientistas lidam menos.

“As atividades de educação para a sismologia são uma fonte de motivação extra para o trabalho que desenvolvo no dia-a-dia”, comenta a este propósito Catarina Matos, outra das autoras do estudo e aluna do programa doutoral Earthsystems, cuja desejo é poder contribuir para a mitigação do risco sísmico, quer pela via da sensibilização e educação, quer pelo estudo das estruturas sismogénicas ativas.


Exercício de proteção durante um sismo com plataforma sísmica na escola Escola Secundária Adelaide Cabette, em Odivelas
Fonte Isabel Mata

 

ACI com IDL Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas