Desconhecimento sobre variantes genéticas de ratinho doméstico pode levar à ineficácia no controlo de pragas em Portugal

Última Revisão —
rato

O estudo baseado na análise de um gene revelou a ocorrência de algumas mutações em populações de ratinho doméstico em várias regiões do país

Sofia Gabriel

Resistência a rodenticidas anticoagulantes desafia esforços do controlo de pragas em Portugal

O estudo baseado na análise do gene Vkorc1 revelou a ocorrência das mutações L128S, Y139C e Vkorc1spr em populações de ratinho doméstico em várias regiões do país, nomeadamente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Estas variantes genéticas são responsáveis pela redução da suscetibilidade destes roedores a vários rodenticidas anticoagulantes, dificultando o seu controlo. Notavelmente, a variante Vkorc1spr foi prevalente entre as populações de ratinho doméstico em Portugal continental, enquanto a mutação Y139C mostrou-se amplamente disseminada nas populações insulares. A mutação L128S, embora menos frequente, foi detetada no continente bem como em quatro ilhas do arquipélago dos Açores.
As mutações encontradas neste estudo conferem diferentes níveis de resistência a alguns rodenticidas anticoagulantes utilizados em Portugal, como é o caso do coumatetralil, a bromadiolona e o difenacum. Deste modo, estes compostos não são aconselhados para o controlo efetivo de populações de ratinho doméstico portadoras das mutações Vkorc1spr, Y139C ou L128S.
Até ao presente estudo não eram conhecidos dados de resistência aos rodenticidas anticoagulantes em ratinho doméstico em Portugal continental, no arquipélago da Madeira e em grande parte das ilhas do arquipélago dos Açores.
Fonte: ACS

O estudo “Resistência a rodenticidas anticoagulantes desafia esforços do controlo de pragas em Portugal” - realizado por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – visa recolher informações que tornem a gestão do ratinho doméstico mais eficiente, minimizando os seus impactos.

“O desconhecimento sobre variantes genéticas de ratinho doméstico pode levar à ineficácia no controlo de roedores com consequentes danos económicos e sanitários”, diz Ana Carromeu-Santos, primeira autora do artigo publicado online recentemente e que terá destaque na edição de 20 de novembro da Science of The Total Environment. O artigo é ainda assinado por Maria da Luz Mathias e Sofia Gabriel, orientadoras de Ana Carromeu-Santos.

A estudante de doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, licenciada em Biologia e mestre em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento. acrescenta ainda que “a elevada libertação de biocidas no meio ambiente aumenta o risco de contaminação ambiental associada ao envenenamento involuntário e secundário de outros animais domésticos e selvagens (como aves de rapina ou raposas)”.

O estudo baseado na análise de um gene revelou a ocorrência de algumas mutações em populações de ratinho doméstico em várias regiões do país, nomeadamente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, sendo necessário avaliar a presença dessas mutações no referido gene nos vários distritos do país, como uma ferramenta crucial no controlo integrado de roedores.

“Este conhecimento prévio vai auxiliar na seleção do método de controlo/erradicação mais apropriado, a fim de evitar o uso ineficiente dos biocidas altamente tóxicos”, conclui Ana Carromeu-Santos.

rato
O estudo alerta para a potencial ineficácia no controlo de roedores, caso não se conheçam as variantes genéticas de ratinho doméstico
Fonte Tony Rebelo

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.
Este assunto teve destaque na GreenSavers, Açoriano Oriental, Delas, Antena Livre, Jornal de Abrantes, Jornal de Notícias, Notícias ao Minuto, Notícias de Coimbra, Observador, Renascença, Rádio Regional Online, Saúde Mais e Sapo.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Bolsas Gulbenkian Novos Talentos

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Prémio Nobel da Física 2024 - John J. Hopfield e a Geoffrey E. Hinton | Prémio Nobel da Química 2024 - Demis Hassabis, John M. Jumper e David Baker

A Inteligência Artificial (IA) tem sido o grande destaque deste ano nos prémios Nobel dedicados à Ciência.

Sólveig Thorsteinsdóttir, Susana Martins e Ana Rita Carlos

Nos últimos três anos e meio, investigadores de dois laboratórios do Centro de Ecologia, Evolução a Alterações Ambientais (CE3C) desenvolveram um estudo inovador, que revela novas informações sobre a distrofia muscular congénita tipo 1A (MDC1A).

Tec Labs Demo Day 2024

O Tec Labs - Centro de Inovação de CIÊNCIAS, espaço de referência na promoção do empreendedorismo científico e tecnológico em Portugal, realizou mais uma edição do aguardado Demo Day.

Utilizador a interagir com ecrã, mostrando os logótipos associados ao PRR

CIÊNCIAS participa nesta nova formação, oferecida pela Universidade de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Formações_no_âmbito_do_Programa_Ferramentas_de_Produtividade_e_Tecnologias_Emergentes

Em outubro arrancam, em CIÊNCIAS, quatro formações do programa ‘IP>AP – Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes’ do Instituto Nacional de Administração, no âmbito da ComCiências.

Novos Alunos de Erasmus para o semestre de 2024/2025

Os novos alunos, de 15 nacionalidades diferentes, foram acolhidos numa sessão de boas-vindas, na sexta-feira, que contou com apresentações do Gabinete de Mobilidade e Acolhimento, da PSP e do Gabinete de Apoio Psicológico de CIÊNCIAS.

Margarida_Gama-Carvalho_Carlos_Farinha_FEBS_FCUL

Carlos M. Farinha e Margarida Gama-Carvalho, investigadores do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), em CIÊNCIAS, foram eleitos para fazerem parte dos Comités de Ciência e Sociedade (Science and Society) e de Prémios de Excelência e Bolsas (Excellence Awards and Fellowships) da Federação das Sociedades Europeias de Bioquímica (na sigla FEBS, em inglês), respetivamente. A eleição teve lugar em julho passado no 48.º Congresso anual da FEBS, em Milão.
 

28 investigadores de CIÊNCIAS entre os mais influentes a nível mundial

São 28 os investigadores de CIÊNCIAS que integram as listas dos investigadores com maior impacto a nível mundial e que se inserem, assim, nos 2% de investigadores mais influentes nas suas áreas científicas, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Stanford (EUA). 

Fotografia de Cristina Branquinho, a discursar na cerimónia

A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico decorreu na Aula Magna, no dia 17 de setembro, e contou com a presença e intervenções do Reitor da ULisboa, Luís Ferreira, Cristina Branquinho, bióloga e investigadora de CIÊNCIAS (em representação do corpo Docente), Nuno Pedroso, Administrador do Instituto Superior Técnico (em representação dos Funcionários) e Margarida Azevedo, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia (em representação dos Estudantes).

Banner_DSPA Insights 2024

O congresso DSPA Insights 2024 - Edição Lisboa, um dos maiores eventos dedicados à ciência de dados e inteligência artificial (IA) em Portugal, decorreu nos dias 18 e 19 de setembro e contou com mais de 40 oradores nacionais e internacionais.

Fotografias dos vários investigadores

Nos últimos dias o país tem estado a braços com o flagelo dos incêndios, potenciados por níveis de perigo meteorológico que já não se verificavam desde 2001.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

A excitação no ar era palpável logo pela manhã de ontem, na Alameda Pedro Nunes, junto ao edifício C6, no início de um dia de atividades e eventos dedicado a acolher os cerca de mil novos alunos de CIÊNCIAS.

Imagem de um sapal

Bernardo Duarte, investigador do MARE, assegurou um financiamento do MAR2030 no valor de mais de 500 mil euros.

Flores

Bruno Nevado, investigador do CE3C em CIÊNCIAS, lidera estudo que retrata os vários momentos da existência da espécie Senecio squalidus, desde a sua origem até à colonização de todo o Reino Unido durante a Revolução Industrial, pela lente da genética.

NEOBIOTA 2024

A Faculdade foi palco da 13.ª edição da International Conference On Biological Invasions, o maior congresso sobre espécies invasoras do mundo.

Foto de grupo da Sessão de Boas-Vindas aos Novos Docentes

No arranque de mais um ano letivo, CIÊNCIAS deu as boas-vindas aos seus cerca de 40 novos docentes e investigadores, numa sessão realizada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) no passado dia 4 de setembro.

Páginas