Primeiro retiro científico do programa Gulbenkian Novos Talentos junta bolseiros de CIÊNCIAS em Coimbra

Primeiro retiro científico do programa Gulbenkian Novos Talentos junta bolseiros de CIÊNCIAS

Primeiro retiro científico do programa Gulbenkian Novos Talentos junta bolseiros de CIÊNCIAS

O primeiro retiro científico desta edição do programa Novos Talentos da Fundação Calouste Gulbenkian aconteceu em dezembro, em Coimbra, e os bolseiros de CIÊNCIAS, acompanhados dos seus tutores, tiveram oportunidade de participar e partilhar experiências e conhecimento.

O programa Novos Talentos dá aos bolseiros a oportunidade de participar em retiros científicos e workshops dinamizados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em CIÊNCIAS foram treze os estudantes premiados com estas bolsas, na edição 2024/2025.

Alguns alunos de CIÊNCIAS que participaram no evento relatam a sua experiência, sublinhando uma superação das expetativas. “Fui para o retiro com as expetativas de que iria ser muito enriquecedor e cultivador, e, na verdade, acabou por ir muito além daquilo que esperava.”, referiu Gonçalo Duarte, bolseiro do Programa Novos Talentos na área da Química.

"A participação no retiro científico da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Bolsa Novos Talentos, revelou-se uma experiência profundamente enriquecedora, da qual saí de coração cheio.", sublinha Ana Miranda, bolseira do Programa na área da Biologia.

Já para Rodrigo Gomes, também ele bolseiro na área da Química, “tinha imensas expetativas de conhecer novas pessoas, aprender e sobretudo divertir-me, e a verdade é que foi muito mais do que isto. Não estava à espera de conhecer tantas pessoas diferentes e tão incríveis.”

“Fui para este retiro sem expetativas, na realidade não sabia de todo o que esperar. Acabei por ficar muito agradado, especialmente pelos esforços da fundação e da comissão científica em tornar este fim de semana um excelente momento de partilha e de convívio entre estudantes e professores”, sublinha Jaouen Ramalho, bolseiro na área da Matemática.

“Antes do retiro, esperava um ambiente estimulante para troca de ideias e aprendizagem, e posso afirmar que essas expetativas foram amplamente correspondidas”, refere Pedro Azóia, bolseiro na área da Física.  

Francisco Silva, também bolseiro na área da Física, descreve o que esperava: “Pensei que isto iria ser algo muito sério e muito formal, mas olhando para trás, vejo que me senti confortável para falar com qualquer um, professor ou aluno e desta forma posso concluir que foi uma atividade não só enriquecedora a nível académico, mas também bastante divertida. Irei guardá-la na memória!”

O contato com estudantes e professores de outras áreas foi, para estes alunos, um ponto alto do retiro, que consideram que esta experiência lhes proporcionou uma rede de contatos que pode vir a ser útil no futuro.

“Acredito que é essa uma das melhores partes deste projeto, pudermos conhecer imensas pessoas que no dia a dia provavelmente não falaríamos porque ou são de outra zona do país ou de uma área com a qual não nos identificamos tanto. É este espírito de união, entreajuda e companheirismo que mais me fascinou neste fantástico fim de semana.”, diz Rodrigo Gomes.

 “Conhecer novas pessoas é sempre bom, mas conhecer novas pessoas que partilham este entusiasmo pelas ciências é ainda mais gratificante”, partilha Jaouen Ramalho.

Francisco Silva partilha alguns detalhes do fim-de-semana: “A receção no primeiro dia foi muito boa, assistimos a pequenas apresentações de bolseiros da edição anterior o que me deu uma expectativa do que é esperado de nós; como também recebemos dicas valiosas de professores numa mesa-redonda e os seus percursos académicos.”

“O segundo dia do retiro foi o dia em que nós apresentamos o projeto ao qual nos iriamos dedicar até ao final do ano letivo. Sinto que foi importante perceber em que é que os meus colegas iram trabalhar, pois se algum dia precisar de tirar dúvidas de uma certa área, já saberei com quem falar.”

Ana Miranda salienta, "Tive o privilégio de conhecer colegas maravilhosos, não apenas da área da Biologia, mas também de outras áreas do saber, assim como investigadores e professores de várias especialidades. Esta diversidade proporcionou um ambiente fértil para conversas, trocas de ideias sobre diversas temáticas multidisciplinares e debates sobre temas atuais de grande relevância. Um dos momentos altos foi a apresentação dos projetos nos quais cada aluno irá trabalhar, seguida de um brainstorming dinâmico e interativo, repleto de sugestões valiosas e questões pertinentes."

Todos consideram que esta foi uma experiência extremamente enriquecedora, realçando a importância do evento para a sua formação enquanto cientistas.

Para Gonçalo Duarte, este retiro científico reforçou a sua necessidade de procura de conhecimento. “Neste retiro percebi que existe ainda imenso por descobrir, tendo por vezes a sensação de que já foram descobertas imensas coisas, como todas as leis da física, entre todas as outras teorias e teses que se têm sobre o mundo, e na verdade existirem tantas outras por descobrir. No retiro refleti sobre isto, e acabei por sentir que não sabia nada ao pé de tantas pessoas interessantes e curiosas”, refere.

“Este retiro permitiu-me ainda refletir sobre quem sou enquanto cientista e, acima de tudo, quem quero ser. Fez-me perceber que estamos todos ligados uns aos outros, e que a Ciência se faz em conjunto com outras pessoas, com outras áreas, com outros cientistas.”, conclui Rodrigo Gomes.

“Um dos aspetos mais marcantes foi a possibilidade de estabelecer contatos com outros bolseiros e investigadores. Estes momentos de interação foram fundamentais para explorar interesses comuns, trocar experiências. Além disso, as sessões e atividades promovidas durante o retiro contribuíram significativamente para a minha formação enquanto cientista, ajudando-me a refletir sobre o impacto da investigação no mundo e o papel que posso desempenhar nesse processo”, refere Pedro Azóia.

“Considero que é este tipo de eventos proporcionados pela fundação que diferencia esta bolsa”, diz Jaouen Ramalho.

"Esta experiência não só me permitiu vislumbrar um pouco do funcionamento de conferências científicas, como também me apresentou muitos dos rostos que compõem esta fascinante comunidade científica. Foi um fim de semana de aprendizagem, partilha e inspiração que ficará, sem dúvida, gravado na minha memória.", partilha Ana Miranda

“Resta-me agradecer à Fundação Calouste Gulbenkian por me ter proporcionado a mim a todos os meus colegas esta fantástica experiência e por me ter dado esta oportunidade”, conclui Rodrigo Gomes.

O segundo retiro científico desta edição das Bolsas Novos Talentos está previsto para meados de 2025.

Tânia Marques - Gabinete de Comunicação de Ciência - DCI CIÊNCIAS
trmarques@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas