Eco-Lifestyle

Porquê e Como

Sala 2.3.13, FCUL, Lisboa

Palestra e discussão por Joana Vieira.

Nos últimos tempos, fala-se cada vez mais de conceitos (como as Alterações Climáticas, poluição, sustentabilidade, etc.) e movimentos (como o zero waste/lixo zero, low impact) que visam a mudança de comportamentos das pessoas para se alcançar um estilo de vida mais ecológico. No entanto, a nossa sociedade tem determinados estilos de vida bastante enraizados, que foram adoptados por conveniência, comodismo e por tendência dos tempos em que esta foi vivendo.

A fase académica é importante na vida dos indivíduos, não só pelo desenvolvimento académico, que talvez definirá o seu futuro profissional, mas também por ser uma fase da vida em que os jovens estão mais abertos a novos conceitos e descobertas, que irão traçar o seu desenvolvimento pessoal e definir que tipo de indivíduo poderá ser. Tendo em conta o período de crise ambiental em que vivemos, penso ser imperativo haver uma maior acção de sensibilização ambiental. Além disso, apesar de se saber cada vez mais sobre questões ambientais, as pessoas não compreendem bem a urgência para mudar e adoptar um estilo de vida mais amigo do ambiente. Principalmente os alunos de ciências ambientais que, apesar de estudarem sobre questões associadas ao Ambiente e estarem a especializar-se na área ambiental, não vivem em harmonia com os conhecimentos que têm e vão adquirindo.

Esta palestra tem como objectivo mostrar que é possível, nos dias de hoje, seguir um estilo de vida ecológico, independentemente dos rendimentos que temos. Todos nós podemos, através de pequenas acções do nosso dia-a-dia, contribuir para um futuro sustentável. Não são só as crianças que são o futuro, todos nós somos o futuro.

Este evento é dirigido inicialmente para os alunos, mas qualquer pessoa da faculdade pode assistir, seja funcionário ou docente.

14h30
DBA - Departamento de Biologia Animal, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, MARE - Centro de Ciências do Mar e Ambiente

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.