Eco-Lifestyle

Porquê e Como

Sala 2.3.13, FCUL, Lisboa

Palestra e discussão por Joana Vieira.

Nos últimos tempos, fala-se cada vez mais de conceitos (como as Alterações Climáticas, poluição, sustentabilidade, etc.) e movimentos (como o zero waste/lixo zero, low impact) que visam a mudança de comportamentos das pessoas para se alcançar um estilo de vida mais ecológico. No entanto, a nossa sociedade tem determinados estilos de vida bastante enraizados, que foram adoptados por conveniência, comodismo e por tendência dos tempos em que esta foi vivendo.

A fase académica é importante na vida dos indivíduos, não só pelo desenvolvimento académico, que talvez definirá o seu futuro profissional, mas também por ser uma fase da vida em que os jovens estão mais abertos a novos conceitos e descobertas, que irão traçar o seu desenvolvimento pessoal e definir que tipo de indivíduo poderá ser. Tendo em conta o período de crise ambiental em que vivemos, penso ser imperativo haver uma maior acção de sensibilização ambiental. Além disso, apesar de se saber cada vez mais sobre questões ambientais, as pessoas não compreendem bem a urgência para mudar e adoptar um estilo de vida mais amigo do ambiente. Principalmente os alunos de ciências ambientais que, apesar de estudarem sobre questões associadas ao Ambiente e estarem a especializar-se na área ambiental, não vivem em harmonia com os conhecimentos que têm e vão adquirindo.

Esta palestra tem como objectivo mostrar que é possível, nos dias de hoje, seguir um estilo de vida ecológico, independentemente dos rendimentos que temos. Todos nós podemos, através de pequenas acções do nosso dia-a-dia, contribuir para um futuro sustentável. Não são só as crianças que são o futuro, todos nós somos o futuro.

Este evento é dirigido inicialmente para os alunos, mas qualquer pessoa da faculdade pode assistir, seja funcionário ou docente.

DBA - Departamento de Biologia Animal, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, MARE - Centro de Ciências do Mar e Ambiente
Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Neuroscience and Neuromodeling Seminar, por Athanasios Vourvopoulos (LaSEEB, ISR, IST-ULisboa).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Logótipo do evento

The main goal of this annual conference is to expose students, engineers, scientists and the overall academic and scientific communities to the greatest recent advances in the fields of Technology, Health and Biomedical Engineering taking place in some of the most prestigious research institutions.

Banner do evento

Visionamento do filme "A Febre das Partículas", seguido de debate.

Seminário no âmbito da unidade curricular “Impacto Ambiental e Análise de Ciclo de Vida”, por Paulo Silva (Valorpneu).

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Daniel Passos

(CFTC, Lisbon University).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por James Ladyman (University of Bristol).

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 - registration now available!