Eco-Lifestyle

Porquê e Como

Sala 2.3.13, FCUL, Lisboa

Palestra e discussão por Joana Vieira.

Nos últimos tempos, fala-se cada vez mais de conceitos (como as Alterações Climáticas, poluição, sustentabilidade, etc.) e movimentos (como o zero waste/lixo zero, low impact) que visam a mudança de comportamentos das pessoas para se alcançar um estilo de vida mais ecológico. No entanto, a nossa sociedade tem determinados estilos de vida bastante enraizados, que foram adoptados por conveniência, comodismo e por tendência dos tempos em que esta foi vivendo.

A fase académica é importante na vida dos indivíduos, não só pelo desenvolvimento académico, que talvez definirá o seu futuro profissional, mas também por ser uma fase da vida em que os jovens estão mais abertos a novos conceitos e descobertas, que irão traçar o seu desenvolvimento pessoal e definir que tipo de indivíduo poderá ser. Tendo em conta o período de crise ambiental em que vivemos, penso ser imperativo haver uma maior acção de sensibilização ambiental. Além disso, apesar de se saber cada vez mais sobre questões ambientais, as pessoas não compreendem bem a urgência para mudar e adoptar um estilo de vida mais amigo do ambiente. Principalmente os alunos de ciências ambientais que, apesar de estudarem sobre questões associadas ao Ambiente e estarem a especializar-se na área ambiental, não vivem em harmonia com os conhecimentos que têm e vão adquirindo.

Esta palestra tem como objectivo mostrar que é possível, nos dias de hoje, seguir um estilo de vida ecológico, independentemente dos rendimentos que temos. Todos nós podemos, através de pequenas acções do nosso dia-a-dia, contribuir para um futuro sustentável. Não são só as crianças que são o futuro, todos nós somos o futuro.

Este evento é dirigido inicialmente para os alunos, mas qualquer pessoa da faculdade pode assistir, seja funcionário ou docente.

14h30
DBA - Departamento de Biologia Animal, cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, MARE - Centro de Ciências do Mar e Ambiente