Mary Brenda Hesse foi uma das figuras mais interessantes na história e filosofia da ciência do século XX, cuja contribuição revelou-se extremamente significativa para o desenvolvimento daquela disciplina. Paralelamente a autores mais conhecidos no panorama da filosofia contemporânea, como por exemplo Paul Feyerabend e Thomas Kuhn, Hesse elaborou uma conceção original do valor e limites do conhecimento científico que implicava a redefinição de vários conceitos-chave da tradição positivista e empirista, particularmente os de verdade e objetividade.
Este encontro é uma ocasião para dar visibilidade ao trabalho e à obra de Mary B. Hesse, apresentando o livro “Ensaios sobre o conhecimento Científico” (Edições Colibri, 2024) que oferece uma recolha de ensaios desta filosofia traduzidos para português.
Programa
- 16h-16h10, Silvia Di Marco (CFCUL), Introdução
- 16h10-16h40, María de Paz (Univ. Sevilha), Considerações sobre a obra de Mary B. Hesse e sua relevância para a Filosofia da Ciência
- 16h40 - 17h, Petro Gori (IFILNOVA), Apresentação do livro “Ensaios sobre o conhecimento Científico” (Mary B. Esse, tradução André Kfouri)
- 17h-18h, Discussão