Apresentação do projeto "Science, Technology and Medicine Knowledge: Made in Portugal"

Caleidoscópio da Universidade de Lisboa
Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Este projeto é coordenado por Ana Duarte Rodrigues e torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT). Os dois filmes que se apresentam, com 20 minutos cada, convidam-no/a a explorar o conhecimento gerado durante a Expansão Marítima Ibérica e a construção da Lisboa moderna no século XIX, sob a perspetiva da história urbana da ciência. Desta forma, o CIUHCT apresenta ao público este projeto que promove a divulgação científica e histórica.

Filmes:

A apresentação do projeto é aberta a toda a comunidade.

Esperamos por si às 18h00, no Caleidoscópio da Universidade de Lisboa, no Campo Grande!


Programa

18h00 - Boas-vindas

  • Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS

18h15 - Perspetivas da história da ciência

Os dois filmes, com 20 minutos cada, convidam-no/a a explorar o conhecimento gerado durante a Expansão Marítima Ibérica e a construção da Lisboa moderna no século XIX, sob a perspetiva da história urbana da ciência.

  • Early Modern Knowledge, Words and Practices
    Apresentação por Henrique Leitão
  • Urban History of Science, The making of modern Lisbon in the 19th century
    Apresentação por Ana Duarte Rodrigues

18h50 - Mesa-redonda

Convidados:

  • João Paulo Oliveira e Costa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)

  • José Sá Fernandes, ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa, pelouros da Estrutura Verde e Energia

À conversa com:

  • Henrique Leitão, CIÊNCIAS (CIUHCT)
  • Ana Duarte Rodrigues, CIÊNCIAS (CIUHCT)

Moderados por:

  • Margarida de Magalhães Ramalho, escritora

19h20 - Sunset: Beberete

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Seminário de Lógica Matemática, por Paulo Santos (ISCAL - CEMS.UL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Fábio Chalub (NOVA Math, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal).

Seminário de Unidade Curricular - Projeto de Investigação, por Vanessa Filipa Laranjeiro Ribeiro.

Banner_trilho_laboratorios

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Pedro Peixe e Sousa.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 11 de maio.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Páginas