Seminário

Penalised Regression Splines For Spatial Capture-Recapture

SASLab, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Dynamic Spatial capture-recapture (SCR) models are widely used to estimate animal density and distribution from wildlife surveys. They involve fitting a spatial point process to animal locations, where each location is typically considered to be the centre of an individual’s activity during the survey. One of many complications is that the locations are latent: we are fitting a point process without observing a point pattern. Instead, we observe detection events of animals from an array of detectors, such as physical-capture traps, camera traps, or even microphones. Almost all SCR studies to date have used Poisson processes for animal locations: either a homogeneous process for which animal density is constant over space, or an inhomogeneous process with a log linear relationship between observed spatial covariates and animal density.

In this talk, I will describe how we can use penalised regression splines within an SCR model, which has a few benefits relative to the standard approaches. First, we can fit log-Gaussian Cox processes instead of Poisson processes, allowing us to model spatial variation in density without any observed covariates, or without having to assume that our observed covariates fully describe animal density. Second, we can fit smooth effects of covariates on density instead of making assumptions about the nature of the relationship, akin to fitting a generalised additive model rather than a generalised linear model.

This talk will include crash-courses in both spatial statistics and in capturerecapture, so feel free to come along even if these topics are unfamiliar to you.

Short bio: Ben Stevenson is a Senior Lecturer in the Department of Statistics at the University of Auckland, New Zealand. An alumnus of the same institution, earned both a BSc (Hons) and an MSc before pursuing a PhD at the University of St Andrews, United Kingdom, graduating in 2016. Joined the University of Auckland’s faculty in January 2017. His research primarily focuses on developing statistical methods and software aimed at estimating ecological parameters, often concerning animal abundance or density. His expertise also extends to spatial statistics, statistical computing, and applied statistics, with a strong emphasis on ecological applications. His interdisciplinary research interests have also led to contributions in medicine and veterinary sciences.


Transmissão por Zoom.

14h00
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / CEMAT - Centro de Matemática Computacional e Estocástica
Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia de África com diversas atividades gratuitas.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Antonio Piccolomini D'Aragona (University of Tübingen/University of Siena).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

A 29 de maio o filme "O Melhor dos Mundos” é exibido numa sessão especial em CIÊNCIAS, promovida pela FCiências.ID e o Instituto Dom Luiz. Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Páginas