Conferência

Projeto PHONLAB. Repensar centros e periferias científicas no século XX

Sala 8.2.38, Ciências ULisboa

Por Quintino Lopes (IHC, NOVA FCSH / U. Évora).

A tecnologia de reconhecimento e síntese de fala está omnipresente na sociedade atual e a Fonética Experimental é a base do seu desenvolvimento. Esta área do saber também suporta estratégias terapêuticas como a intervenção em diversos tipos de gaguez. A importância da disciplina contrasta com o desconhecimento da sua história. Nesta comunicação apresentamos o projeto PHONLAB, que pretende promover o conhecimento sobre a evolução da Fonética Experimental. O Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra (1936-1979) é o nosso caso de estudo. Criado pelo foneticista Armando de Lacerda (1902-1984), neste laboratório especializaram-se cientistas de universidades como Harvard, Cambridge, Sorbonne, Uppsala ou Bona. Como se explica que existisse em Portugal, em meados do século XX, aquele que era considerado internacionalmente o mais avançado laboratório de Fonética Experimental da Europa? Quem foram os cientistas que se especializaram nas suas salas? Que estudos realizaram aí e como se repercutiram nas suas carreiras? A procura de respostas a estas questões contribuirá para reavaliar tradicionais dicotomias como a oposição entre centros criativos e periferias passivas, e entender a contribuição da Fonética Experimental na contemporaneidade.

Sobre o orador: Quintino Lopes é investigador CEEC – FCT do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Évora) e Investigador Principal do projeto financiado pela FCT “Phonetics Laboratory: Coimbra - Harvard. Rethinking 20th-century scientific centres and peripheries”. Nos últimos anos tem-se dedicado à História da Fonética Experimental. Trabalhos sobre esta investigação foram divulgados nos jornais Público e Expresso, e na RTP1. Esta investigação foi também adaptada para o programa curricular de escolas secundárias na Europa, como parte do projeto “Sharing European Histories” (EuroClio; Evens Foundation), estando publicada em 12 Línguas (Albanês, Alemão, Arménio, Castelhano, Grego, Inglês, Italiano, Polaco, Português, Sérvio, Turco e Ucraniano). Em 2018 ganhou o Prémio Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social. Entre as suas recentes publicações destaca-se “Science funding under an authoritarian regime: Portugal’s National Education Board and the European ‘academic landscape’ in the interwar period” in Notes and Records: the Royal Society journal of the history of science.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Páginas