Conferência

Projeto PHONLAB. Repensar centros e periferias científicas no século XX

Sala 8.2.38, Ciências ULisboa

Por Quintino Lopes (IHC, NOVA FCSH / U. Évora).

A tecnologia de reconhecimento e síntese de fala está omnipresente na sociedade atual e a Fonética Experimental é a base do seu desenvolvimento. Esta área do saber também suporta estratégias terapêuticas como a intervenção em diversos tipos de gaguez. A importância da disciplina contrasta com o desconhecimento da sua história. Nesta comunicação apresentamos o projeto PHONLAB, que pretende promover o conhecimento sobre a evolução da Fonética Experimental. O Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra (1936-1979) é o nosso caso de estudo. Criado pelo foneticista Armando de Lacerda (1902-1984), neste laboratório especializaram-se cientistas de universidades como Harvard, Cambridge, Sorbonne, Uppsala ou Bona. Como se explica que existisse em Portugal, em meados do século XX, aquele que era considerado internacionalmente o mais avançado laboratório de Fonética Experimental da Europa? Quem foram os cientistas que se especializaram nas suas salas? Que estudos realizaram aí e como se repercutiram nas suas carreiras? A procura de respostas a estas questões contribuirá para reavaliar tradicionais dicotomias como a oposição entre centros criativos e periferias passivas, e entender a contribuição da Fonética Experimental na contemporaneidade.

Sobre o orador: Quintino Lopes é investigador CEEC – FCT do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Évora) e Investigador Principal do projeto financiado pela FCT “Phonetics Laboratory: Coimbra - Harvard. Rethinking 20th-century scientific centres and peripheries”. Nos últimos anos tem-se dedicado à História da Fonética Experimental. Trabalhos sobre esta investigação foram divulgados nos jornais Público e Expresso, e na RTP1. Esta investigação foi também adaptada para o programa curricular de escolas secundárias na Europa, como parte do projeto “Sharing European Histories” (EuroClio; Evens Foundation), estando publicada em 12 Línguas (Albanês, Alemão, Arménio, Castelhano, Grego, Inglês, Italiano, Polaco, Português, Sérvio, Turco e Ucraniano). Em 2018 ganhou o Prémio Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social. Entre as suas recentes publicações destaca-se “Science funding under an authoritarian regime: Portugal’s National Education Board and the European ‘academic landscape’ in the interwar period” in Notes and Records: the Royal Society journal of the history of science.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

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