Conferência

Projeto PHONLAB. Repensar centros e periferias científicas no século XX

Sala 8.2.38, Ciências ULisboa

Por Quintino Lopes (IHC, NOVA FCSH / U. Évora).

A tecnologia de reconhecimento e síntese de fala está omnipresente na sociedade atual e a Fonética Experimental é a base do seu desenvolvimento. Esta área do saber também suporta estratégias terapêuticas como a intervenção em diversos tipos de gaguez. A importância da disciplina contrasta com o desconhecimento da sua história. Nesta comunicação apresentamos o projeto PHONLAB, que pretende promover o conhecimento sobre a evolução da Fonética Experimental. O Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra (1936-1979) é o nosso caso de estudo. Criado pelo foneticista Armando de Lacerda (1902-1984), neste laboratório especializaram-se cientistas de universidades como Harvard, Cambridge, Sorbonne, Uppsala ou Bona. Como se explica que existisse em Portugal, em meados do século XX, aquele que era considerado internacionalmente o mais avançado laboratório de Fonética Experimental da Europa? Quem foram os cientistas que se especializaram nas suas salas? Que estudos realizaram aí e como se repercutiram nas suas carreiras? A procura de respostas a estas questões contribuirá para reavaliar tradicionais dicotomias como a oposição entre centros criativos e periferias passivas, e entender a contribuição da Fonética Experimental na contemporaneidade.

Sobre o orador: Quintino Lopes é investigador CEEC – FCT do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Évora) e Investigador Principal do projeto financiado pela FCT “Phonetics Laboratory: Coimbra - Harvard. Rethinking 20th-century scientific centres and peripheries”. Nos últimos anos tem-se dedicado à História da Fonética Experimental. Trabalhos sobre esta investigação foram divulgados nos jornais Público e Expresso, e na RTP1. Esta investigação foi também adaptada para o programa curricular de escolas secundárias na Europa, como parte do projeto “Sharing European Histories” (EuroClio; Evens Foundation), estando publicada em 12 Línguas (Albanês, Alemão, Arménio, Castelhano, Grego, Inglês, Italiano, Polaco, Português, Sérvio, Turco e Ucraniano). Em 2018 ganhou o Prémio Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social. Entre as suas recentes publicações destaca-se “Science funding under an authoritarian regime: Portugal’s National Education Board and the European ‘academic landscape’ in the interwar period” in Notes and Records: the Royal Society journal of the history of science.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Geometry and Physics Seminar, por Sean Lawton (George Mason Univ.).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Páginas