CFCUL Talks

A Beautiful Quest: How Aesthetics Drives Scientific Inquiry

Sala 6.2.45, Ciências ULisboa

Por Brandon Vaidyanathan (The Catholic University of America).

Scientists are often seen as the epitome of unemotional, dispassionate rationality. Since the Romantic era, critics have accused science of a reductionism that strips away the beauty and mystery from reality. By contrast, prominent Nobel Prize winners and celebrity scientists in recent years have waxed eloquent about science as a source of beauty and awe to rival art. More recent critics have argued that the pursuit of beauty in science is not just pervasive but also misleading and detrimental to scientific progress, because it serves as a source of cognitive bias. What we have been lacking so far is an empirical assessment of the meaning and role of beauty in science based on the actual experiences and beliefs of scientists. To address this deficit, our team conducted the world’s first international study on the role of aesthetics in science. Our work entailed nationally representative surveys with physicists and biologists in the US, UK, Italy, and India (n = 3442), as well in-depth interviews with these scientists (n = 215). Our research finds three main types of beauty in science: (1) sensory beauty, (2) useful beauty, and (3) the beauty of understanding. Encountering sensory beauty in nature and data leads many to pursue scientific careers in the first place. When it comes to useful beauty (or beauty as heuristic), scientists are quite divided: most scientists do not see beauty as a reliable guide to truth, nor do they see it as a liability for scientific progress; rather, they are more circumspect and see beauty as provisionally useful. Finally, the beauty of understanding—the pleasure that comes from grasping the sense of hidden order or inner logic of systems—is most pervasive among scientists, and is what many scientists believe makes their work worthwhile, despite the many challenges they face. Our findings lead us to conclude that science is fundamentally an aesthetic quest—a quest for the beauty of understanding. Since this kind of aesthetic pleasure requires intellectual humility and a willingness to change one’s mind, we argue that the world sorely needs the cultivation of the beauty of understanding. Indeed, this aesthetic sensibility is one of the most important things we can learn from the scientific community in our polarized times.

Bio: Dr. Brandon Vaidyanathan is Associate Professor and Chair of the Department of Sociology at The Catholic University of America. He holds a Ph.D. in Sociology from the University of Notre Dame. His research examines the cultural dimensions of religious, commercial, and scientific institutions, and has been widely published in peer-reviewed journals. He is the author of Mercenaries and Missionaries: Capitalism and Catholicism in the Global South (Cornell University Press, 2019) and co-author of Secularity and Science: What Scientists Around the World Really Think About Religion (Oxford University Press, 2019).

16h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Dois participantes em anterior edição da Feira da Matemática

A Feira da Matemática regressa ao MUHNAC e conta, um vez mais, com a participação de vários docentes e estudantes de CIÊNCIAS!

Pessoa a observar as estrelas

Conheça os aventureiros que expandem os limites da descoberta em todo o mundo.

MISSÃO RAMbo: um percurso em caminhada de sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos (RAM), que decorrerá no Anfiteatro Keil do Amaral, com um percurso de 5,4 km e com possibilidade de trazer o seu melhor amigo (um cão por pessoa).

Título "Turin Staff Week 2025", sobre fotografia da cidade de Turim

Uma oportunidade única para desenvolver competências, criar redes internacionais e conhecer de perto uma das instituições parceiras da aliança Unite! - inscrições até 21 de setembro.

Logótipo da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025

Na Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 24 e 30 de novembro 2025, a ciência será novamente a grande protagonista.

Título do programa, fotografia de túnel e logótipo da Rede Alumni CIÊNCIAS

As candidaturas estão abertas de 24 de novembro de 2025 a 8 de janeiro de 2026.

Seminário de Lógica Matemática, por Stephen Mackereth (Dartmouth College, Society of Fellows and Department of Philosophy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Caren Norden (Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, Oeiras, Portugal).

Workshop no âmbito do Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 22 de novembro.

Vista aérea de povoação

A conferência é subordinada ao tema “People and Planet: How the Environment Shapes Human Health”.

Grupo de estudantes

27 de novembro: A Cerimónia contará com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 22 de novembro.

O evento tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo aberto e a reflexão conjunta sobre temas ligados à mente, cérebro e cognição.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

O curso visa a aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas bioinformáticas disponíveis para efetuar análises de sequências de DNA e proteínas, bem como a autonomia e espírito crítico na utilização dessas ferramentas. Procura igualmente desenvolver competências na utilização de software de bioinformática disponível gratuitamente na Internet e na interpretação do significado biológico dos resultados - candidaturas até 12 dezembro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

O curso tem como objetivo apresentar aos participantes um estado da arte atualizado sobre a diversidade da biota do solo e os papéis funcionais desempenhados pelos organismos do solo nos principais processos ecológicos - candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Páginas