Mathematical Logic Seminar

From axioms to synthetic inference rules via focusing

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa (com transmissão online)

Por Elaine Pimentel (University College London).

One of the advantages of using sequent systems as a framework for logical reasoning is that the resulting calculi are often simple, have good proof theoretical properties (like cut-elimination, consistency, etc) and can be easily implemented, \eg\ using rewriting.

Hence it would be heaven if we could add axioms in mathematical theories to first order logics and reason about them using all the machinery already built for the sequent framework. Indeed, the general problem of extending standard proof-theoretical results obtained for pure logic to certain classes of non-logical axioms has been the focus of attention for quite some time now.

The main obstacle for this agenda is that adding non-logical axioms to systems while still maintaining the good proof theoretical properties is not an easy task. In fact, adding naively axioms to sequent systems often result in non cut-free systems. One way of circumventing this problem is by treating axioms as theories, added to the sequent context. This is already in Gentzen's consistency proof of elementary arithmetic. Now the derivations have only logical axioms as premises, and cut elimination applies.

But we can do better by transforming axioms into inference rules. In this talk, we will propose a systematic way of adding inference rules to sequent systems. The proposal will be based on the notions of focusing and polarities. We will also discuss how our framework escalates to hypersequents and systems of rules.

This is a joint work with Dale Miller, Sonia Marin and Marco Volpe.


Transmissão via Zoom.

16h00
CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Skapinakis (Universität Tübingen / NOVA FCT).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Amidou Sorgho (Instituto de Astrofísica de Andalucía - IAA-CSIC, Spain).

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Título/data/local do evento e representação de ser humano

Workshop de Medicina Nuclear, organizado pelo Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Agatha Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil).

Título do evento e representação de planta

Os encontros, promovidos no âmbito da colaboração entre CIÊNCIAS, ISCAL, Universidade de Évora e outras entidades parceiras, visa promover o diálogo entre a academia, o território e a sociedade civil em torno de temas como a ética na gestão, a responsabilidade social, a inovação sustentável e o desenvolvimento regional.

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Fotografia de Tânia Graça

Tu perguntas, a Tânia responde! No dia 15 de abril de 2025, às 13h00, na Alameda do C6, a Dra. Tânia Graça vem a CIÊNCIAS para uma conversa informal com a comunidade.

Afternoon Talks with the Industry: come and meet Roche!

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artur Ferreira (Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ISEL, Portugal).

Título da exposição e composição de duas fotografias (água e incêndio)

As 80 fotografias que compõem a exposição revelam a mestria técnica dos seus autores, mas não só: foram registadas em momentos completamente inóspitos.

Seminário de Geometria e Física, por Fabrizio Del Monte (University of Birmingham, UK).

Título/data/local do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Louise Serpell (Sussex Neuroscience, School of Life Sciences, University of Sussex).

Palestra por Carlos Reinaldo Mendes (antigo aluno de CIÊNCIAS).

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Páginas